PCR alia tecnologia e inovação para combater doenças transmitidas por mosquitos

quinta-feira, 21 Junho, 2018 - 13:16

Focada em desenvolver mecanismos para a luta contra a proliferação dos mosquitos Aedes aegypti e Culex quinquenfaciatus ,conhecido popularmente como muriçoca, a Prefeitura do Recife lançou nesta quinta-feira (21) o aplicativo Saúde Ambiental Digital para mapear os focos dos insetos, que são transmissores de doenças. A ferramenta foi desenvolvida pela Empresa Municipal de Informática (Emprel) e o prefeito Geraldo Julio fez o lançamento e destacou o trabalho de inteligência e inovação empregados pela gestão para acompanhar os casos e minimizar os riscos.

Neste primeiro momento, 60 Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) receberam smartphones e já começaram o monitoramento nas casas do Distrito Sanitário VI, que abrange os bairros de Boa Viagem, Brasília Teimosa, Imbiribeira, Ipsep e Pina. Segundo o prefeito, até o fim do ano todos os 600 agentes de saúde ambiental do Recife estarão com os aparelhos em mãos e vão percorrer os demais distritos bairros da cidade.

"O uso do smartphone vai permitir que a gente tenha acesso a mapas, dados e tabelas. Tudo vai ser registrado online, com localização georreferenciada do lugar onde foi encontrado o foco do mosquito. Todo esse histórico vai tornar o trabalho muito mais eficiente. Já conseguimos uma grande redução da população do mosquito na nossa cidade, mas o uso da tecnologia e da inovação no aplicativo, desenvolvido pela própria Prefeitura, vai permitir que esse trabalho seja ainda mais eficiente", disse o prefeito, durante o lançamento do aplicativo, na Unidade de Saúde da Famíila Bernard Van Leer, em Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife. "Vamos fazer primeiro esse projeto piloto, com os 60 agentes, testar os smartphones e, em seguida, vamos estender para todos os outros bairros e, tenho certeza que com isso vamos fazer com que a população tenha mais saúde", acrescentou.

A ferramenta vai dar mais agilidade ao trabalho dos agentes e qualidade na coleta de dados, transmissão, consolidação, identificação automática e mais ágil da presença de focos dos mosquitos na cidade. Dessa maneira, a ferramenta adotada contribui para o desenvolvimento de ações de prevenção e promoção da saúde e, consequentemente, a tendência é gerar uma redução dos casos de arboviroses. O secretário de Saúde, Jaílson Correia, explica que o aplicativo vai registrar o roteiro dos agentes no dia-a-dia. "Com isso, nós vamos poder utilizar os relatórios e informações para que possamos utilizar em nível central e em cada distrito para tomarmos as decisões. Isso vai nos ajudar a acelerar focos de mosquitos e agirmos mais rapidamente", contou.

À frente da presidência da Emprel, Eugênio Antunes, explica que o processo de criação foi feito em conjunto com a Secretaria de Saúde do Recife. "Acompanhamos o trabalho dos agentes e vimos como a gente conseguiria trazer aqueles registros do papel para o aplicativo. Fizemos protótipos e testes iniciais do aplicativo. Hoje, a ferramenta já tem dentro do app toda a base de dados de imóveis do Recife e isso é um diferencial que ele tem em relação a qualquer outro que viesse a fazer esse serviço. Com ele, o agente de saúde já localiza o imóvel pelo aplicativo e coloca todas as informações em forma digital. Em seguida, isso vai pra central e a gente tem a informação apta para ser usada", afirmou.

Outro ponto benéfico do aplicativo é que ele vai auxiliar no uso racional do larvicida biológico, utilizado no combate aos focos do mosquito, com eliminação dos seus ovos e larvas.

Para a agente de saúde Elizabeth Maria da Silva, as ferramentas vão dinamizar a coleta de dados. "Esse é um modelo mais novo, mais fácil de trabalhar. Antes, a gente usava uma prancheta e isso, às vezes, atrapalhava pela dificuldade no manuseio e, algumas vezes, os dados eram perdidos. Agora, com o smartphone, a gente coloca na bolsa e vamos fazer nosso trabalho", explicou.

Com a implantação do aplicativo, será possível realizar:

- Cadastramento dos supervisores e suas respectivas equipes de campo, bem como, monitoramento das atividades desenvolvidas no território de atuação de cada Asace;

- Georreferenciamento dos locais vistoriados pelos agentes de campo;

- Registros fotográficos dos locais visitados;

- Transmissão dos dados registrados durante a vistoria para a Central de Controle ao término das atividades do dia;

- Análise dos dados coletados e elaboração de indicadores (gráficos, tabelas e mapas), para auxiliar no redirecionamento das ações e tomada de decisão;

- Monitoramento da quantidade de larvicida biológico utilizado no combate aos focos do mosquito durante as visitas domiciliares.

CENTRO MÉDICO REQUALIFICADO - Ainda na manhã desta quinta-feira (21), a Prefeitura entregou o Centro Médico Professor Djair Brindeiro, em Boa Viagem (ao lado da Escola Estadual Augusto Severo), totalmente requalificado pela Prefeitura do Recife, com investimentos municipais da ordem de R$ 279,1 mil. A reforma vai beneficiar mais de 6 mil usuários do SUS da comunidade de Borborema. Há mais de 10 anos a unidade não recebia um investimento deste porte.

Com 410 m², sendo a área construída de 266,9 m², foi ampliada a sala de procedimentos da unidade de saúde, realizadas adequação e melhorias no consultório odontológico para receber a nova equipe de saúde bucal, farmácia, recepção e banheiro com acessibilidade, ampliação do expurgo e esterilização. A unidade foi toda climatizada e informatizada por fibra ótica, além da implantação do sistema Hórus na farmácia, para agilizar a dispensa de medicação.



Com as intervenções estruturais, foram substituídos o piso, o revestimento das paredes, telhado, coberta, forro de gesso, esquadrias. Também foi mudada as instalações elétricas e hidrosanitárias, bancadas em granito, além do fluxo interno ter sido reordenado. Portas mais largas foram implantadas para permitir a acessibilidade, bem como construída rampa para acesso e colocado corre mão. Todo equipamento de refrigeração e mobiliários foram substituídos.