Prefeitura do Recife abraça o Festival REC'n'Play

quinta-feira, 19 Setembro, 2019 - 20:20

Nesta quinta-feira (19) foi lançada a terceira edição do REC'n'Play, um festival de experiências digitais realizado pelo Porto Digital e Ampla Comunicação, em parceria com a Prefeitura do Recife e Sebrae. Neste ano a gestão municipal promoverá 105 atividades durante o festival, realizado entre os dias 02 e 05 de outubro no Bairro do Recife. O REC'n'Play é totalmente gratuito e para participar os interessados devem acessar o site www.recnplay.pe e fazer a inscrição online

Conhecido como "Carnaval do Conhecimento", o REC'n'Play vai mobilizar um público esperado de 20 mil pessoas que participarão de uma intensa programação de palestras, cursos, oficinas, rodas de diálogo, dentre outras atividades, em 18 espaços fechados como auditórios, do Porto Digital, do CESAR e também o Teatro Apolo e o Cinema do Porto Digital, que será inaugurado durante o REC'n'Play.

"O REC'n'Play é o principal evento de tecnologia e inovação do Nordeste. Ele dialoga e interage diretamente com a cidade, discute pontos relevantes para o seu desenvolvimento e, como todos os anos, tem uma colaboração maciça da prefeitura, que constrói uma programação em articulação com diversos parceiros públicos e privados, com o objetivo de debater e apontar caminhos para construir uma cidade melhor nas perspectivas dos usos da tecnologia e criatividade recifense", comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Guila Calheiros.

Jornada de MC's - Pelo segundo ano seguido o Festival recebe a Jornada de MC's, evento que reúne MC's de diversas comunidades do Recife. Com foco nos elementos da cultura Hip Hop, a Jornada de MC's reúne a competição entre os mestres de cerimônia e também promove debates, rodas de diálogo e apresentações de DJs e grupos de break dance. Em 2019 o palco da Jornada de MC's será montado na Rua do Bom Jesus. As atividades são idealizadas e comandadas pelo DJ BIG, que atua na difusão do Hip Hop há mais de 10 anos.

Palco Frei Caneca - pelo segundo ano consecutivo a Rádio Frei Caneca assina a curadoria do palco principal. O Palco da Rádio Pública do Recife será montado em frente à Torre Malakoff e nos dias 04 e 05, sexta e sábado. O espaço receberá nomes consolidados da música pernambucana, como o DJ Dolores, Lia de Itamaracá e a banda Mombojó, que apresentará show inédito no Recife, em comemoração aos 15 anos de lançamento do álbum de estreia, Nada de Novo.

 Confira a programação dos shows:

SEXTA (04 de outubro)

Banda selecionada pelo Let's Play

Estesia

Samico

Mombojó 

SÁBADO (05 de outubro)

Banda selecionada pelo Let's Play

Casas Populares da BR 232

Rayssa Dias

DJ Dolores e Recife19 convidam Lia de Itamaracá

NÚMEROS DO REC´N´PLAY 2019:

  • Quatro dias de evento.

  • Mais de 300 atividades.

  • Mais de 600 horas de atividades indoor.

  • Mais de 160 horas de atividades outdoor, incluindo os shows.

  • 18 diferentes espaços de atividades: FabLab; Centro Cultural Correios; Cinema do Porto Digital; ETE Porto Digital; CESAR Bom Jesus; CESAR School; Associação Comercial de Pernambuco; Centro de Artesanato; Cais do Sertão; Paço do Frevo; ITBC/Softex; Teatro Hermilo Borba Filho; Teatro Apolo; Apolo 235; Portomídia; Accenture Innovation Center; Sinspire; Apolo 17.

  • 5 espaços com atividades em áreas abertas: Palco Frei Caneca em frente à Torre Malakoff; Palco Jornada de MC’s na rua do Bom Jesus; Palco SESC e Arena de Drones do Colégio Santa Maria, no Boulevard Rio Branco; Palco Federais Club, na Rua da Moeda. 

  • 10 restaurantes e bares no Polo Gastronômico da Rua da Guia.

  • Mais de 300 palestrantes.

  • Número de voluntários trabalhando para fazer o Festival acontecer: 170 voluntários.

  • Expectativa de mais de 20 mil pessoas nos quatro dias de evento.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO POR SECRETARIA

Confira abaixo um breve resumo das atividades promovidas pelas 13 secretarias envolvidas com o festival. Vale ressaltar que essas informações são apenas uma pequena parte das 105 atividades. Para saber mais e melhor sobre o festival, acesse o site oficial: www.recnplay.pe

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

A Secretaria que concentra e coordena e faz a ponte da Prefeitura do Recife com a produção do festival organizou um total de 23 atividades. Confira alguns dos destaques: 

Economia Criativa - Criar músicas com inteligência artificial, produzir um podcast, entender as tecnologias envolvidas no trabalho de um DJ e o case do Cin3filia, produtor de conteúdos sobre cultura geek que mobiliza mais de 100 mil pessoas no agreste pernambucano são alguns dos destaques propostos pela secretaria na área de economia criativa. O festival ainda vai receber a escritora Ana Prestes para o evento de lançamento do livro Mirela e o Dia Internacional da Mulher, voltado para o público infantil, e um debate sobre o papel do jornalismo na análise crítica dos fatos.

Cidades - Durante o REC'n'Play serão apresentadas soluções e apontamentos coletados em uma consulta pública sobre a vivência do Bairro do Recife, com dados coletados entre os meses de julho e agosto. Também será promovido um debate sobre ciclismo na capital pernambucana.

Tecnologia - O Novo Marco da Ciência, Tecnologia e Inovação será pauta de um debate, com a participação do secretário Guilherme Calheiros, que também vai propor uma roda de diálogo sobre o conceito de Living Labs - série de experimentos e tecnologias que podem transformar uma área específica da cidade em um laboratório ao ar livre. O deputado João Campos vai debater os desafios da governança digital e  as empresas Siesta Box e Colab apresentarão seus cases.



MEIO AMBIENTE

A Secretaria de Meio Ambiente propôs 13 atividades para o Festival, com foco em games, robótica, atividades para primeira infância, empoderamento feminino e de raça e na preservação ambiental. 

Destaque: Oficina – Desenvolvimento de sistema de monitoramento para hortas sustentáveis com Arduino

Nesta oficina os participantes aprenderão a utilizar noções básicas de Internet das Coisas para gerenciar hortas sustentáveis por meio de um sistema de monitoramento e irrigação automática. 

TURISMO

Com 11 atividades, a secretaria de turismo investiu em ações de rua, como o bloco REC'n'Teile, a apresentação do espetáculo itinerante Pontilhados e uma oficina de vivência do grafite. Além disso, também vai promover um  encontro com creators de conteúdo de todo o Brasil e debater o turismo criativo, entre outras atividades.

Destaque: REC'n'Teile: ano 2

Se o REC'n'Play é conhecido como o Carnaval do Conhecimento, nada mais recifense do que termos um bloco de Carnaval desfilando pelas ruas do Bairro do Recife durante o Festival. No segundo ano do REC'n'Teile, o bloco oficial do REC'n'Play, será organizado um cortejo afro ligando os palcos montados na Rua da Moeda e o palco principal, da Torre Malakoff. 

 SEGURANÇA URBANA

A proposta da Secretaria de Segurança Urbana, que este ano trouxe nove atividades para o festival, foi trazer a energia e a pulsação dos Compaz para o Bairro do Recife, com direito a rolezinho. O fazer literário será abordado em duas atividades: o painel Meu Livro, Minhas Regras e as oficinas de criação de histórias em plataformas digitais e contação de histórias para pais e mães.

 Painel: Educação ou morte!

Com participação de Priscila Cruz, do Todos Pela Educação, do secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amâncio, e do Deputado Federal Raul Henry, o painel tem como objetivo apresentar vários exemplos de como a educação é o maior indicativo para a redução de desigualdades.

 DESENVOLVIMENTO SOCIAL, JUVENTUDE, POLÍTICAS SOBRE DROGAS E DIREITOS HUMANOS

 A SDSJPDDH apresentou o total de 8 atividades para o festival, divididos em várias partes. O principal destaque é o Hackathon Conexões Periféricas, uma maratona de programação e criação de soluções para acesso de jovens às políticas públicas de juventude. A proposta é contribuir no processo de desenvolvimento de soluções tecnológicas para o cotidiano das juventudes do Recife, bem como ampliar a perspectiva das juventudes sobre as oportunidades de formação, qualificação e inserção na área da tecnologia. Outro linha de ação relevante são as ações de inclusão de pessoas com deficiência: oficinas de libras, braile e de áudio descrição. 

 Destaque - Play Music - Oficina de Canto Coral para Pessoas Idosas

Os smartphones já são uma realidade para a população idosa e várias aplicabilidades permitidas pelos aplicativos já ajudam no dia a dia. Nesta atividade os grupos de Coral Comunitário serão estimulados a utilizarem os telefones para aprimorar os processos de ensaio, canto e iluminação.

 INOVAÇÃO URBANA

 A Secretaria de Inovação Urbana vai apresentar no REC'n'Play uma série de atividades ligadas aos impactos das tecnologias no tecido urbano com painéis sobre protagonismo cidadão e o futuro das cidades, economia circular, urbanismo colaborativo e a ocupação das ruas pelas crianças.

 Destaque -  Painel: O Protagonista - Iniciativas que estão dando certo no Recife

O painel vai reunir diversos "placemakers", moradores que se mobilizaram para transformar o seu entorno. Na mesa serão melhor conhecidas as experiências do Alto Sustentável, no Alto José do Pinho, da Horta Comunitária de Casa Amarela e da Horta Urbana do Sítio do Brás, a Pista de Cooper do Alto José Bonifácio, além do Jardim Secreto no Poço da Panela. 

 EDUCAÇÃO

 A Secretaria de Educação traz para o festival uma série de atividades com foco na tecnologia, como a apresentação do robô humanoide NAO, programado por estudantes da rede municipal de ensino. Os estudantes também participarão do festival como jornalistas na atividade Imprensa Mirim, na qual os alunos farão entrevistas e escreverão relatos do REC'n'Play. 

 Destaque - Aplicativos utilizando técnicas de Chroma Key

Vários aplicativos de celular já permitem aplicar à fotos e vídeos a ferramenta de Chroma Key, o famoso "fundo verde", que permite a manipulação dos cenários das imagens. Na atividade as pessoas poderão aprender a utilizar esses recursos e fazer seus próprios registros. 

 EMPREL

 A Emprel realizará duas atividades no festival: o Hacker Cidadão, maratona de desenvolvimento com duração de um dia e meio, com o objetivo de estimular a criação de soluções inovadoras para a cidade. Também será realizado o Gov in Play, que reúne gestores, servidores e empreendedores com o objetivo de debater a inovação no setor público e os caminhos para a implementação de políticas de inovação aberta.

 CULTURA

 A Cultura Afro está no foco principal das iniciativas da Secretaria de Cultura. Além de promover uma Feira de Empreendedorismo voltada para a comercialização, difusão e exibição de produtos artísticos e culturais no contexto da cultura afro-brasileira, com a participação do Coletivo Quilombar e da Comunidade do Xambá. Em paralelo, será realizada uma roda de diálogo sobre as inserções das músicas afros nas plataformas digitais de streaming. Também será oferecida uma oficina de criação de Instrumentos Musicais a partir de Materiais Recicláveis, que reúne educação musical e ambiental numa mesma ação de formação.

 MULHER

 A Secretaria da Mulher vai aproveitar o momento de efervescência do REC'n'Play para lançar e divulgar o aplicativo Lili ,que ganhou o Desafio do Centro de Referência Clarice Lispector, no Hacker Cidadão 6.0, realizado em 2018.

 TRABALHO, QUALIFICAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

 Durante o REC'n'Play a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo promoverá uma oficina de reaproveitamento, que visa a utilização total dos componentes dos alimentos nos preparos das refeições, incluindo partes não convencionais como cascas, folhas, talos e raízes. 

 ARIES

 A Agência Recife para Inovação e Estratégia vai promover uma atividade de campo chamada Curativos Urbanos, com o objetivo de estimular as crianças e jovens a terem uma visão crítica sobre os espaços públicos a partir da observação do entorno em que vivem, propondo "curativos" para ressaltar o problema identificado e debater sobre possíveis soluções. Também vai promover um debate sobre o Direito à cidade na construção de um futuro sustentável.

FREI CANECA

Além do palco e da curadoria da programação de shows, a Rádio Frei Caneca também promove, durante o REC'n'Play, as oficinas Montando Programação de Rádio e de  Linguagem para Comunicação Pública.

 
 
Tags: