Prefeitura do Recife abre inscrições para Hacker Cidadão 5.0

terça-feira, 21 Novembro, 2017 - 14:51

Os programadores interessados em aliar tecnologia à serviço da população já podem começar as esquentar as ideias. A Prefeitura do Recife, por meio da Empresa Municipal de Informática (Emprel), abre as inscrições para Hacker Cidadão 5.0. Este ano, a maratona de programação será realizada no REC´n´Play, entre os dias 1 e 3 de dezembro, no bairro do Recife Antigo. Os desafios foram lançados pela Secretaria da Mulher e pela pasta de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente. Para se inscrever, basta realizar o cadastro individual de ou em grupo através do site http://hackercidadao.com.br. Ao todo, são disponibilizadas 60 vagas (por ordem de cadastro) até o dia 30 de novembro. Os grupos podem ser de três a cinco pessoas. É preciso aguardar a confirmação da inscrição.

Os participantes poderão utilizar os dados do Portal de Dados Abertos do nosso portal para criar soluções para a cidade. Abordando o tema Espaço Urbano Seguro para as Mulheres, a Secretaria da Mulher propõe que os participantes desenvolvam soluções inovadoras para promover espaços seguros nas cidades para as recifenses. Os projetos podem explorar assuntos como mobilidade urbana, planejamento urbano, saneamento, iluminação pública e prevenção à violência urbana e combate ao assédio.

Mudanças climáticas é o desafio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente. Neste tema, os programadores poderão explorar os impactos das mudanças climáticas no Recife (nível dos rios e mar, emissão de carbono, qualidade da água dos rios, temperatura urbana, calor, situação energética), bem como as possíveis soluções para o espaço urbano (transporte, diminuição da emissão de gases de efeito

estufa, verde urbano e drenagem).

 
A partir das ideias apresentadas no site do concurso, as equipes terão que desenvolver de aplicativos mobile para Android e/ou IOS. Os participantes poderão, além do exigido acima, utilizar uma abordagem de Internet das Coisas, através de protótipos de dispositivos inteligentes conectados, aplicativos ou software embarcado que processem dados destes dispositivos. A competição acontecerá durante o REC´n´Play, no Porto Mídia, na rua do Apolo 181, Recife Antigo, durante os três dias da maratona. A abertura do evento será às 18 horas, no dia 1 de dezembro.

Para participar, os interessados devem acessar o regulamento completo e fazer o cadastro no site da competição. Os primeiros colocados de cada temática receberão R$ 2 mil em dinheiro. Como parte da premiação, a EMPREL oferecerá um programa de apoio com especialistas na área de informática para cada projeto vencedor. Durante dois meses ( após a entrega da primeira versão), os vencedores poderão evoluir os seus projetos e ganharão uma bolsa de incentivo de R$ 4 mil.

REC´n´Play- O REC’n’Play é uma iniciativa do Porto Digital, um dos mais importantes parques tecnológicos da América Latina, em parceria com a DUCA e Ampla, maior holding de mídia do Norte/Nordeste. O evento ainda conta com o patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco, da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, da Empetur e da AD Diper, da Prefeitura da Cidade do Recife, da Accenture e da Dronak, além do apoio do Sebrae. O evento se propõe a promover um ambiente de interação orgânico entre seus participantes, ao ponto que propicia não apenas atividades de puro entretenimento, mas discussões que deixem um legado para o público e para a cidade.

Mais informações, regulamento e inscrições:

Site: www.hackercidadao.com.br

E-mail:hackercidadao@recife.pe.gov.br

Serviço:

Hacker Cidadão 5.0

21/11/2017 - Início das inscrições pelo site

01/12/2017 - Abertura do Hacker Cidadão e início dos trabalhos, às 18h, no REC´n´Play

02 e 03/12/17- Maratona de programação

03/12/17 - Definição dos vencedores, às 13h.