Vencedores do Hacker Cidadão 6.0 receberão premiação de até 11 mil reais, por equipe. Maratona de Programação aconteceu durante dois dias dentro do Festival Rec´n´Play

sábado, 10 Novembro, 2018 - 17:14

A Maratona de Programação Hacker Cidadão chegou à sua 6ª edição, ontem e hoje (09 e 10/11), dentro  do Festival Rec´n´Play. Promovido pela Empresa Municipal de Informática da Prefeitura do Recife - Emprel, o evento teve dois temas de desafio: Cidade e Cidadãos conectados, vencido pelo App Faciliti e Centro de referência Clarisse Lispector (CRCL) - Um equipamento de enfrentamento à violência, vencido pelo App Lili. 

 As premiações chegam a R$11mil por equipe, sendo R$2mil para cada equipe vencedora de cada desafio + Bolsa de dois meses no valor de R$900,00 (novecentos reais) por integrante, para o grupo que queira dar continuidade às soluções desenvolvidas no evento.

Em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, o Hacker Cidadão propôs que os participantes desenvolvessem soluções inovadoras que facilitem e modernizem o modo de relacionamento entre as usuárias e o Centro de Referência Clarisse Lispector, permitindo um melhor acompanhamento das mulheres, das medidas protetivas, apoio jurídicos e psicossocial, entre outras ações. 

 Já o tema proposto pela Emprel, Cidade e Cidadãos conectados, desafiou os participantes a desenvolverem soluções que aproximem a Prefeitura do Recife do Cidadão, possibilitando acompanhar melhor solicitações, fornecer e receber melhores serviços e demandar de forma mais ágil, entre outras provocações que permitam estreitar os laços entre o cidadão e a Prefeitura. Tais soluções deverão ser acopladas a outra solução, de responsabilidade da EMPREL, cujo objetivo é ofertar um conjunto de soluções, de forma oficial, pela Prefeitura do Recife à sua população.

 A partir das temáticas apresentadas, as equipes tiveram que desenvolver de aplicativos mobile para Android e/ou IOS utilizando os dados do Portal Dados Abertos da PCR. Puderam fazer uso de computação cognitiva, inteligência artificial, design thinking, mineração de dados, entre outros métodos para criar as soluções.

A competição aconteceu no Porto Mídia, na rua do Apolo 181, Recife Antigo e reuniu mais de 60 participantes, divididos em grupos de três até cinco pessoas.

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