001/2015 - Manuseio para gerenciamento de Conteúdo WEB

Assunto: 
Segurança
Descrição: 

Considerando as atribuições institucionais desta Diretoria da Presidência - DPR, contidas no Art. 26, Inciso III, do Decreto nº 26.063/2011, e a Assessoria de Governança Corporativa – AGC, no exercício de suas atribuições, e com a finalidade de evitar a indisponibilidade do serviço e ataques ao DRUPAL, WORDPRESS e demais ferramentas CMS – Content management System (sistema de gerenciamento de conteúdo) vem, por meio desta orientação, informar o seguinte:

 

1 -Seguir as boas práticas

As plataformas CMS oferecem uma série de facilidades de uso. Porém é importante ressaltar, que apenas os módulos oficiais em versão estável, são considerados na hora do lançamento de uma nova versão e por tanto não é adequado o uso das mesmas no âmbito empresarial. Também, diferente do ambiente doméstico, a ferramenta é disponibilizada através de um trabalho conjunto de diversas áreas, tornando-se assim necessária a observação do Guia de Administração e Segurança da ferramenta, assim como a Documentação de Melhores Práticas. Entre elas, ressaltamos as seguintes:

 

  1. Códigos eficientes e seguros;
  2. Preservação do core original;
  3. Criar política de acesso ao fonte da ferramenta;
  4. Não instalar módulos tipo “dev” e “beta”;
  5. Não usar snippets PHP;
  6. Política de senhas fortes;
  7. Uso de módulos que tornam a aplicação mais segura.

 

2 -Atualização de release/patches de segurança

A atualização no ambiente produtivo de novos releases, bem como aplicar os patches de segurança, assim que a vulnerabilidade for anunciada, é de responsabilidade da área de infraestrutura.

 

3 -Atualização de versão

A atualização no ambiente produtivo só poderá ser efetuado após testes nos ambientes de desenvolvimento e homologação.

 

4 -Registro de atualizações

Deverá ser implantado o registro das atualizações efetuadas de forma automatizada e versionada para acompanhamento da governança.

 

 

 

Data da Orientação: 
segunda-feira, 13 Abril, 2015
Data da Publicação: 
sexta-feira, 3 Julho, 2015