Campus Party começa e o Hacker Cidadão 2.0 já está valendo

quinta-feira, 24 Julho, 2014 - 14:32

Empreendedorismo é o foco desta terceira edição da Campus no Recife. Palestras debaterão experiências sobre cidades inteligentes e playable cities.

Os campuseiros já chegaram e a Campus Party/Recife começou. Ontem (23), na abertura deste que é um dos maiores e mais importantes eventos de tecnologia do mundo, o prefeito Geraldo Julio foi representado pelo secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, Antônio Alexandre. Nas boas vindas à turma que durante os próximos dias vivenciará a Campus, o secretário lembrou do escritor Ariano Suassuna, que faleceu pouco antes da solenidade começar. “Inovação, entretenimento, cultura, criatividade. Tudo isso que é vivenciado na Campus Party também é característica desse grande nome da nossa cultura”, disse Antônio Alexandre. Ariano foi aplaudido de pé pelos quatro mil campuseiros acampados nesta terceira edição no Recife, que acontece no Centro de Convenções.

A Prefeitura do Recife é parceira da Campus Party e leva para os nerds e geeks uma série de atividades relacionadas a algumas atividades desenvolvidas no âmbito institucional, como o programa de Robótica na Escola. Na arena da Campus, a Emprel lança um novo hackaton, o Hacker Cidadão 2.0. O concurso começa a valer a partir de hoje e os participantes precisam desenvolver soluções inteligentes a partir das bases de dados abertos da Secretaria Municipal de Finanças, da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) ou da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) – dados.recife.pe.gov.br. Os autores dos três melhores trabalhos ganharão uma bolsa de estudos no Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife – CESAR. Além disso, o primeiro lugar ganhará um computador de última geração e os segundo e terceiro lugares levarão para casa netbooks.

Nos palcos montados no pavilhão do Centro de Convenções e nos estandes do Open Campus, estão programadas palestras com grandes nomes que trabalham temas como economia criativa, empreendedorismo, inovação tecnológica, playable cities e smart cities. Assim, as oportunidades se alargam e um mundo de informações em tempo real se multiplicam 24 horas por dia até o domingo (27), quando os campuseiros levantam acampamento.

Tags: