Comitiva da Emprel participa de eventos de tecnologia em São Paulo

terça-feira, 14 Abril, 2015 - 11:18

Presidente e diretor de sistemas da empresa fizeram parte do congresso da Gartner e se reuniram com a Prodam

Com foco na troca de experiências e intercâmbio de conhecimentos, o presidente da Empresa Municipal de Informática do Recife (Emprel), Eugênio Antunes e o Diretor de Infraestrutura de Informática, Rogério Teixeira, participaram de encontros e palestras em São Paulo, durante toda a última semana.

Nos dias 7 e 8/04, a comitiva participou Conferência Gartner Data Center, Infraestrutura e Operações de TI. A Gartner é a maior empresa do mundo em pesquisa e aconselhamento em Tecnologia da Informação. Um dos assuntos mais debatidos no evento foi o conceito de computação em nuvem, muito difundido em todo o mundo, porém ainda pouco aplicado no âmbito empresarial no Brasil.

Na nuvem todos os serviços de tecnologia da informação de uma instituição, são inteiramente oferecidos via internet e não por um computador central local. A ideia da Emprel é liderar a aplicação deste conceito na PCR. Atualmente, o serviço de e-mail corporativo já acontece em nuvem, tendo como sistema o Google. A iniciativa pioneira tem tido muito sucesso dentre os colaboradores da Prefeitura.

A partir das inovações conhecidas no evento, o presidente da Emprel trouxe novidades para o Recife. Para ele, a nuvem ainda é um grande desafio para a gestão pública e privada. “É preciso estar atento as novas tendências mundiais, sobretudo na computação em nuvem que está revolucionando o setor de TIC. O Brasil ainda não possui iniciativas em larga escala, somente ações pontuais. Nosso e-mail é com certeza um serviço de vanguarda dentro da administração pública. Além disso, estamos atentos às novidades em tecnologias de armazenamento redes e servidores”, afirmou o Antunes.

Na quinta-feira (9), a comitiva se reuniu com a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do município de São Paulo (Prodam). Na ocasião, foram discutidos temas como os projetos de wifi pública e a conexão de prédios públicos por rede de fibra óptica. A Emprel é responsável pelo Conecta Recife, o primeiro projeto de rede de wifi gratuita do Nordeste. Em São Paulo, o projeto WIFI LIVRE SP é pioneiro no Brasil e também foi desenvolvido pela Prefeitura do município.

“A Prodam tem uma experiência diferente com wifi pública. Discutimos questões legais e como a iniciativa funciona tecnicamente. Falamos sobre nossa experiência com a fibra óptica, já que desde 2013 ampliamos de oito para 90 quilômetros a rede no Recife. Em São Paulo, a grande parte das interligações dos edifícios da prefeitura são feitas por meio da contratação de serviço com as operadoras. Queremos que a nossa backbone (rede principal) seja toda conectada por meio da fibra óptica, garantindo mais autonomia, eficiência e agilidade aos serviços”, contou.