Emprel investe na modernização da malha de fibra ótica da PCR

quarta-feira, 14 Janeiro, 2015 - 15:36

As Gerências Regionais da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano foram beneficiadas com o serviço, que aumentou em mil vezes a velocidade da rede

Com o foco na otimização e modernização dos serviços oferecidos pela Prefeitura do Recife, a Empresa Municipal de Informática (Emprel), realizou a ligação via fibra ótica das seis Gerências Regionais da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano. A primeira fase do projeto denominado “Anel Ótico”, foi finalizado em dezembro de 2014 e recebeu um investimento de R$ 535 mil.

A nova ligação aumentou a velocidade da rede em mil vezes, passando de um megabit por segundo para um gigabit por segundo. A ação traz maior agilidade nos sistemas utilizados pelas Regionais, como também no atendimento direto ao cidadão, que precisa se dirigir aos locais para solicitar serviços como licença de construção, reforma e demolição, autorização de uso e ocupação do solos, solicitação de evento, entre outros.

Junto a esta ação, a Emprel também está atualizando a licença do antivírus em todas as máquinas das Regionais, iniciando o trabalho neste mês nas sedes das 3º, 4º, 5º e 6º Gerências. “A Prefeitura ganha em celeridade nos processos e o cidadão recebe automaticamente na agilidade do serviço solicitado”, afirma o diretor de infraestrutura de informática da Emprel, Rogério Teixeira.

A Emprel - É um órgão da Prefeitura do Recife responsável por apoiar todas as iniciativas de tecnologia da informação e comunicação da administração municipal. Esse apoio se dá por meio de consultoria de negócio e tecnologia; construção de termos de referências para contratações de empresas de tecnologia; desenvolvimento e sustentação de sistemas, com 130 em funcionamento; hospedagem segura dos sistemas próprios e de terceiros; disponibilização de acesso à internet, serviços de correio eletrônico e automação de escritório; projetos e manutenção da rede estruturada; atendimento técnico de manutenção de equipamentos; entre outros serviços.

Desde 2013, a Emprel passou a prestar serviços diretamente ao cidadão com os projetos Conecta Recife, Dados Abertos – que dá acesso às informações do Portal da Transparência – e os diversos sites que compõem a iniciativa de e_Gov do Recife.