Equipe da Prefeitura do Paulista recebe treinamento da CGM e da Emprel para o Portal da Transparência

terça-feira, 19 Abril, 2016 - 12:44

A Prefeitura do Recife realizou, na manhã de terça (18), uma apresentação do novo Portal da Transparência do Paulista para os servidores do município envolvidos na implantação da ferramenta. O grupo conheceu todos os detalhes sobre o funcionamento do portal e as orientações necessárias para a sua atualização. O evento aconteceu na Faculdade Joaquim Nabuco do município, com a presença dos secretários e do vice-prefeito do Paulista, Jorge Carreiro, e dos gestores da Empresa Municipal de Informática (Emprel) e da Controladoria Geral do Recife. A PCR realizou a cessão da tecnologia da ferramenta em outubro de 2015.

Com a cessão da tecnologia, todos os dados, códigos fontes de páginas web, scripts de banco de dados e de tabelas e manual básico de instalação foram disponibilizados. A Equipe da Emprel produziu o layout do Portal e repassou os procedimentos para utilização das ferramentas, que contam, em um único link, com informações referentes às receitas, despesas e licitações do Executivo Municipal, formulários para solicitação de informações complementares, em atendimento à LAI, os salários de todos os servidores, planejamento orçamentário, demonstrativos contábeis e fiscais, precatórios, audiências públicas da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e convênios em geral.

Segundo a gerente de desenvolvimento de portais da Emprel, Cristiane Gomes, o layout do site é moderno e intuitivo. Porém, para que ele cumpra sua função, é necessário a alimentação permanente das informações. "A transparência do Portal será aferida pelo conteúdo. Por isso, hoje foi um dia de repassar para todos os envolvidos a importância da atualização permanente. O site permite que o município tenha toda a autonomia para gerenciar o conteúdo", afirmou.

De acordo com a representante da CGM, Mariana Fragoso, que responde pela Gerência Geral de Transparência e Informações Estratégias, o encontro serviu para esclarecer sobre os detalhes a respeito da Lei de Acesso à Informação (LAI). "É importante que haja um engajamento entre todas as secretarias do município para que o trabalho possa fluir com rapidez e segurança, a exemplo do que acontece no Recife. O desafio agora será abastecer o Portal com conteúdos. Eles agora terão um importante instrumento de controle social, e é extremamente importante que entendam todos detalhes da legislação. O encontro foi uma imersão e passamos a nossa rotina de inclusão de conteúdos no Portal e detalhamentos toda a legislação sobre o assunto", enfatizou Mariana.

Nos dias 07 e 08/03 e 13 e 14/04, 25 servidores do Paulista participaram de um treinamento mais aprofundado, na sede da Emprel. A ferramenta do município deve ser lançada até o fim do mês de maio. “O engajamento do funcionalismo municipal está sendo muito importante para a implantação. Temos certeza que esse esforço conjunto resultará na ativação de um sistema tão bom quanto o do Recife, que já recebeu diversos prêmios”, destacou Socorro Silva, controladora geral do Paulista.

Ferramenta - O Portal da Transparência do Recife foi considerado no ano de 2014 pela ONG Contas Abertas, o melhor do Brasil, e em uma avaliação recebeu a maior nota entre as capitais brasileiras pelo Portal, quando alcançou 8,70, enquanto a média das outras capitais ficou em 4,73. Já em 2015, o destaque se manteve, quando foi novamente avaliado em um levantamento realizado pela Controladoria Geral da União (CGU), e recebeu o quarto melhor índice entre as capitais do Brasil, sendo considerado o portal mais transparente do Nordeste.