GECONE - Gestão do Conhecimento do Negócio da Emprel

 

    APRESENTAÇ;ÃO

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É sabido que as organizações da Administração Pública devem acompanhar as transformações ocorridas com a sociedade e o mundo empresarial.

Gerir os conhecimentos dos negócios da Empresa Municipal de Informática do Recife - Emprel foi o objeto motivador para implantar um programa que pudesse preservar os conhecimentos geridos tacitamente pelos empregados, como também torná-los explicito de forma que fossem armazenados na empresa nos seus processos, sistemas e documentos aumentando a capacidade produtiva e alavancando resultados para a organização.

Utilizar um sistema eficaz de gestão do conhecimento na administração pública é preservar as memórias organizacionais. Apesar da Emprel está inserida na gestão pública a ambiência está sendo preparada para possuir uma cultura e um ambiente voltados para a aprendizagem organizacional.

A implantação do Programa de Gerenciamento dos Negócios da Emprel-GECONE está sendo desenvolvido com a aceitação dos empregados, estimulando e ampliando os conhecimentos de todos de maneira democrática, onde as pessoas são valorizadas pelas suas contribuições.

Toda a população da Emprel que abrange um total de 300 empregados será beneficiada com o GECONE, como também uma média de 35.000 servidores da Prefeitura Municipal do Recife através da Escola do Governo – instituída pela Lei Municipal n. 17.108/2005, que tem por finalidade desenvolver a permanente capacitação dos servidores municipais.

A iniciativa da implantação se deu: 

  • Capturar o conhecimento não documentado; 
  • Otimizar tempo e recursos para compartilhar conhecimentos concretamente na rotina diária; 
  • Aumentar Capacidade Produtiva; 
  • Atender com nível de excelência os cidadãos do município.

Todo empenho para a eficácia do programa GECONE adveio da Diretoria Administrativa e Financeira, da Presidência, da Diretoria de Sistema e Informação e a Unidade de Gestão de Pessoas.

Os resultados do GECONE analisados junto a Emprel envolve aos fatores de eficácia organizacional que são: produtividade, eficiência, lucro/rentabilidade, desenvolvimento e crescimento do capital intelectual.

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Para Stewart (1998) o conhecimento sempre foi importante, não é à toa que somos o homo sapiens, o homem que pensa. E o autor continua contribuindo, comentado que ao longo da história, a vitória ficou nas mãos de pessoas que estavam na vanguarda do conhecimento. Para tanto, o gestor ou responsável, por cada diretoria da Emprel, identificou e analisou os empregados que quiseram participar do programa como multiplicadores, com base no conhecimento pré - existente, nas experiências do candidato e na relevância do conteúdo a ser disseminado. Mapearam-se seis “negócios” com intuito de disseminar os conhecimentos que tacitamente encontravam- se com os empregados. Destacando-se: Protocolo Unificado, 5s, SISPRO, Plataforma para Desenvolvimento de Aplicativos Móveis, Segurança da Informação (Noções básicas, Dicas de Segurança de TIC e aplicabilidade do RISI) e Melhoria na Performance de Recursos de Informática. 

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