HISTÓRICO DO BPM NA EMPREL

Empresa Municipal de Informática - EMPREL, é responsável pelo desenvolvimento de soluções em Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, no âmbito da Prefeitura do Recife, e tem como missão: “Participar da proposição e do gerenciamento das políticas de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC da Prefeitura do Recife e prover soluções sob medida, com credibilidade e excelência no atendimento, com foco nos interesses da administração da cidade e na democratização dos meios de acesso à informação”.

A execução desse Projeto, iniciado em maio de 2013, ocorreu em 3 Etapas, através de um processo participativo, que envolveu e comprometeu gestores e colaboradores das áreas que formam a Diretoria Administrativa e Financeira-DAF, além da Assessoria Jurídica-AJU e da Comissão Permanente de Licitação-CPL, gerando informações e conhecimentos relevantes sobre os processos trabalhados.

Esse Projeto relacionou todos os processos da DAF e, dentre os processos relacionados, foram trabalhados, a partir da priorização feita pela DAF, os 7 Processos listados abaixo:

  • CAPACITAÇÃO
  • COMPRAS
  • CONTRATOS
  • FINANCEIRO
  • FOLHA
  • LICITAÇÃO 
  • ORÇAMENTÁRIO

Algumas medidas adotadas:

  • Criação de um Grupo de Trabalho; 
  • Elaboração dos Mapas e Manuais de cada processo;
  • Nomeação dos Gestores e Donos de Processo, com a definição de seus papéis e responsabilidades;
  • Elaboração de Checklist, por processo;
  • Um canal de comunicação para solicitações, sugestões e críticas, através da criação de e-mails corporativos. 
  • Definição de 03 Indicadores para cada um dos 7 processos trabalhados;
  • Criação de Planilha de Monitoramento dos Indicadores

Com a apresentação, no dia 02 de setembro de 2014, do case “ Aprimorando os Processos de Suporte”, no BPM-Day  2014, no Teatro Luiz Mendonça do Parque Dona Lindu, a Emprel concluiu a 3ª Etapa do Projeto BPM-DAF.

 

BPM-DAY 2014 – Case da EMPREL: “Aprimorando os Processos de Suporte”

 

 

A partir do dia 10 de novembro de 2014 as demandas para os Processos de: CAPACITAÇÃO, COMPRAS, CONTRATOS, FINANCEIRO, FOLHA, LICITAÇÃO e ORÇAMENTÁRIO, foram iniciadas através de Comunicação Interna-CI, enviadas pelo PROTOCOLO UNIFICADO ( Processo automatizado para monitoramento da circulação de documentação na empresa) e/ou direcionadas aos e-mails corporativos, seguindo as orientações de cada Checklist.

Na busca do aprimoramento dos serviços prestados, através de melhorias contínuas nos Processos, e, conforme a necessidade, os Mapas e Checklist estão sendo atualizados e adequados à realidade do cotidiano visando manter uma real adesão aos Processos.

Como Projeto Piloto, para automação, foi escolhido o Processo de Compras, o qual se encontra em fase de homologação.