Na abertura do Conaci, prefeito ressalta importância da transparência para a gestão pública

quinta-feira, 12 Abril, 2018 - 13:19
As práticas adotadas na Prefeitura do Recife para assegurar o controle interno e otimizar a gestão foram o foco do discurso do prefeito Geraldo Julio nesta quinta-feira (12), durante a abertura da 26ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), no Centro de Convenções de Pernambuco. No encontro com autoridades e representantes dos órgãos de controle interno de todo o Brasil, Geraldo grifou três conquistas importantes tomadas no executivo municipal para assegurar a melhoria da gestão pública, como o fortalecimento do Portal da Transparência. 
 
"Primeiro, tivemos a criação da Controladoria Geral do Município, depois a gente conseguiu avançar ainda mais com a criação dos cargos de controlador interno, com quadros efetivos e isso é importante, porque perpetua o trabalho da controladoria. Desse modo, a atuação não fica dependente de quem está na liderança da gestão, porque temos uma controladoria garantida por lei", grifou o prefeito.
 
O Portal da Transparência do Recife também foi citado por Geraldo como uma das iniciativas exitosas da gestão para fortalecer a gestão pública. "A gente tem, talvez, um dos maiores programas do Brasil de dados abertos no nosso Portal e essa é a maior contribuição que podemos dar para sociedade. A gente quer mais do que publicidade, queremos que as pessoas tenham acesso e consigam buscar e encontrar as informações que elas precisam", afirmou o prefeito, em seu discurso. 
 
Por três anos consecutivos, o Portal da Transparência do Recife foi eleito o melhor entre as 26 capitais brasileiras, de acordo com o ranking da Controladoria Geral da União. Em 2014, a avaliação da ONG Contas Abertas colocou Recife como a capital mais transparente do Brasil. 
 
Já em 2015, duas pesquisas realizadas por órgãos de controle ratificaram a excelência do Portal da Transparência do Recife, o Tribunal de Contas de Pernambuco avaliou como o município mais transparente do Estado e a Controladoria Geral da União, como a Capital mais transparente do Nordeste. Em 2016, o Ministério Público Federal, através do projeto Ranking Nacional da Transparência, também conferiu nota 10 ao município.
 
Para o Controlador Geral do Município de Recife, Rafael Figueiredo, o encontro é de extrema relevância, porque gera a oportunidade de ouvir e replicar as boas práticas adotadas por outros entes federativos. "O Conaci congrega 51 entidades federativas e isso permite esse intercâmbio de informações, de banco de dados e isso quem ganha é o País e o controle interno", ressaltou. 
 
A programação do Conaci se estende até esta sexta-feira (13) e o Conselho tem o objetivo de discutir temas relevantes para o controle interno, como a transparência das organizações sociais, a Lei das Estatais e os resultados e benefícios do Sistema de Controle Interno e do Observatório da Despesa Pública.
 
Participaram do encontro o presidente do Conaci, Álvaro Fakredin, que é contador e Auditor Geral do Estado do Rio Grande do Sul, o Secretário da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco, Ruy Bezerra, e o Controlador Geral do Município de Recife, Rafael Figueiredo.