PCR disponibiliza rede de wifi gratuita em 74 pontos do Recife

quarta-feira, 26 Novembro, 2014 - 14:37

Com o objetivo de incluir digitalmente a população e os visitantes, a Prefeitura do Recife lançou, na manhã desta quarta-feira (26), o programa Conecta Recife. O serviço leva a 74 pontos da cidade acesso gratuito à internet, através de sinal wifi (sem fio), próximo aos pontos sinalizados com a placa da ferramenta. Com a nova plataforma, o Recife passa a ser a cidade mais conectada do Nordeste. O Conecta Recife é uma parceria entre a Empresa Municipal de Informática (Emprel) e a Secretaria de Turismo e Lazer e conta com um investimento total de implantação e custeio de R$ 10.606.437,00. Os recursos são exclusivos dos cofres municipais. A ferramenta faz parte do programa de governo do prefeito Geraldo Julio.

No lançamento, o gestor ressaltou que o programa proporcionará uma maior qualidade de vida à população, reforçando o compromisso da PCR de promover uma cidade voltada cada vez mais às pessoas. “São mercados, praças, áreas públicas, parques que agora o cidadão recifense pode chegar lá e se conectar a uma rede de alta velocidade. É um programa importante de inclusão social e digital e que tem a ver com a cara da nossa cidade. São áreas de lazer e trabalho com conexão gratuita a internet”, destacou.

Os pontos que recebem o serviço foram selecionados conforme a circulação da população, com foco no turismo e lazer, como Centro da cidade, parques e pontos turísticos. Desta forma, cinco regiões da cidade foram contempladas. Pontos turísticos como a Rua da Moeda, Praça da República e Pracinha de Boa Viagem, além dos locais centrais da cidade como a Praça do Derby e Parque 13 de Maio, estão entre os selecionados.

Para utilizar o serviço, o usuário precisa se cadastrar no site portalconecta.recife.pe.gov.br/ ou no formulário que abre automaticamente após a solicitação de conexão do dispositivo móvel (computadores, tablets e smartphones). Na sequência, o internauta deve buscar o sinal de wifi ”CONECTARECIFE”, e colocar seu e-mail e senha previamente cadastrados. O formulário de inscrição está disponível em português e em inglês para dar usabilidade aos turistas estrangeiros que estiverem na cidade.

De acordo com o presidente da Emprel, Eugênio Antunes, 100 usuários podem se conectar simultaneamente em cada um dos pontos, totalizando 7.400 pessoas conectadas à internet ao mesmo tempo. “Essas pessoas podem utilizar o serviço durante uma hora seguida sem restrições”, explicou.
O projeto estimula os recifenses a viver a cidade e também conecta os turistas. O secretário de Turismo e Lazer, Camilo Simões, afirma que o Conecta Recife leva as pessoas a viver a cidade. “O Conecta Recife é um programa que dialoga com a proposta da gestão do prefeito Geraldo Julio, de estimular que as pessoas vivam mais a cidade, como vem ocorrendo com o Recife Antigo de Coração, as Ciclofaixas de Turismo e Lazer e outras atividades”, destaca o secretário

O projeto também disponibiliza para o usuário um serviço para reclamações e avisos de falhas no sistema, através da central telefônica 156. A sala de monitoramento, chamada Network Operations Center, localizada na Emprel, recebe o chamado do cidadão em tempo real e a partir disso, são enviadas equipes para a manutenção da rede. Porém, para evitar qualquer pane no sistema, a rede é monitorada durante todo o dia por técnicos especializados, garantindo o pleno funcionamento do serviço. Não há restrições para o acesso, exceto a navegação em sites de conteúdo impróprio, como os de pornografia, por exemplo. Desta forma, os dados dos usuários ficam assegurados através do servidor do sistema.

O projeto foi licitado e o Consórcio Multiconectado, formado por cinco empresas pernambucanas, ganhou o certame. O contrato prevê o serviço por dois anos a partir de abril de 2014, podendo ser renovado no fim do contrato. O projeto é pioneiro no Nordeste e é uma meta cumprida da gestão da PCR.

Locais contemplados com o Conecta Recife:

Região Noroeste - Praça do Derby (2 zonas wifi); Parque da Jaqueira (5 zonas wifi); Parque Santana (3 zonas wifi); Praça do Morro da Conceição; Praça do Trabalho; Sítio da Trindade (2 zonas wifi); Mercado de Casa Amarela.

Região Centro - Praça da República, Casa da Cultura (3 zonas wifi), Parque 13 de Maio (4 zonas wifi); Rua da Aurora; Praça do Arsenal; Rua da Guia; Rua do Bom Jesus; Avenida Rio Branco; Av. Marqu ês de Olinda; Forte do Brum; Rua da Moeda; Av. Alfredo Lisboa; Rua Madre de Deus; Praça Marco Zero (4 zonas wifi); Forte das Cinco Pontas; Mercado da Boa Vista; Mercado de São José (2 zonas wifi);

Região Oeste - Mercado do Cordeiro; Mercado da Madalena (2 zonas wifi); Praça da Avenida do Forte;

Região Sudoeste - Mercado de Afogados; Praça de Jardim São Paulo; Praça de San Martín;

Região Sul - Lagoa do Araçá (2 zonas wifi); Pina, em frente ao JCPM e em frente ao Hotel Transamérica; Avenida Boa Viagem, em frente ao Hotel Atlante Plaza, nos 1º, 2º e 3º jardins e nos quiosques 3,16,18,20,22,24,26,28,30,32,33,34,38,45 e 51; Pracinha de Boa Viagem (2 zonas wifi); e Parque Dona Lindu (3 zonas wifi).