PCR finaliza requalificação de parada de ônibus na Agamenon Magalhães

segunda-feira, 3 Outubro, 2016 - 11:57

A ação regularizou a inclinação que existia na área da parada próxima à Rua Joaquim Inácio. Equipamento recebeu guarda-corpo, rampa de acessibilidade e o primeiro ponto do Conecta Recife oferecido em parada de ônibus

Quem utiliza as paradas de ônibus do canteiro lateral da Avenida Agamenon Magalhães já conta com mais conforto e segurança para esperar os coletivos. É que a Prefeitura do Recife concluiu a regularização do declive existente na área de acesso à parada localizada nas imediações Rua Joaquim Inácio. O equipamento foi totalmente requalificado para garantir a mobilidade dos passageiros.A parada também ganhou um ponto de conexão wi-fi com a internet, dentro do programa Conecta Recife. O trabalho vai contemplar, ainda, a parada situada no cruzamento com a Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, no Derby, e a da Rua Henrique Dias, cujas obras começam nesta terça-feira (13/9).

A iniciativa, iniciada há cerca de um mês, é uma parceria entre a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano e a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e busca atender a uma demanda antiga da população. O investimento total é de R$ 130 mil. A ação faz parte de uma série de intervenções da Prefeitura com foco na requalificação da Avenida Agamenon Magalhães, que incluem a recuperação do passeio e da iluminação pública da via, com o início da implantação de 548 luminárias em LED, já em andamento.

“A parada ficou ótima desse jeito. Muita gente se desequilibrava com o piso inclinado. Eu pego ônibus aqui sempre que venho ao médico e já vi gente escorregar na antiga rampa. Agora ficou bom porque está mais seguro. Diminuiu mais o risco de acidente", elogiou a dona de casa Rosineide Floriano, 46. Além da melhoria no piso, o equipamento ganhou outros elementos de segurança, como guarda-corpo, uma rampa de acessibilidade e foi recuado por cerca de 40 metros para ficar mais próximo da faixa de pedestres.

A população que utiliza diariamente a parada de ônibus também vai contar com sinal de internet wi-fi gratuita, através do Conecta Recife. A iniciativa reforça ainda mais o conceito de inclusão digital e permite que os usuários acessem serviços já disponíveis em aplicativos e na web, como rotas e horários dos ônibus, roteiros das viagens, trânsito, além de proporcionar o acesso à sites e mídias sociais no momento de espera pelo transporte coletivo.

Este ponto é o primeiro oferecido em paradas de ônibus nos principais corredores de transporte da cidade. A expectativa é que pelo menos seis mil pessoas utilizem mensalmente o serviço. A vendedora Bruna Alves, 23, aprovou a novidade. “Internet de graça nas paradas de ônibus é uma ideia boa da Prefeitura. Eu já usei em algumas praças e gostei da qualidade”, disse.

CONECTA RECIFE - O serviço disponibiliza internet gratuita para a população e leva a 119 pontos da cidade, o acesso à rede livre e gratuita. Dentre os principais objetivos está a inclusão digital da sociedade, a promoção do engajamento social, cultural e político do cidadão recifense e o acesso à informações de turismo e lazer aos visitantes. A rede é disponibilizada através de sinal wi-fi (sem fio), próximo aos pontos sinalizados com a placa do projeto.

Como utilizar - O usuário deve ativar a função wi-fi no seu celular e solicitar a conexão do dispositivo móvel. Não é necessário realizar inscrição ou colocar login e senha. Somente aguardar a tela de boas-vindas aparecer no dispositivo e seguir com a conexão. Esta regra servirá para todos os pontos espalhados pela cidade. Cada usuário terá disponível após a validação do cadastro, uma hora de acesso contínuo com velocidade mínima de 1 Mbps. Após este período o acesso cai e o usuário deve se conectar novamente para restabelecer o acesso, com o e-mail e senha cadastrados.

TRANSPORTE PÚBLICO – A mobilidade dos passageiros é uma prioridade para a atual gestão. A Faixa Azul, projeto iniciado em 2013, é responsável por implantar corredores exclusivos de ônibus em importantes vias da cidade. Hoje, existem 32,7 quilômetros de faixas azuis, que beneficiam cerca de 635 mil passageiros diariamente nas avenidas Engenheiro Domingos Ferreira, Herculano Bandeira, Conselheiro Aguiar, Recife, Marechal Mascarenhas de Moraes e nas ruas Real da Torre e Cosme Viana. No total, o Recife tem 54 quilômetros de corredores exclusivos de ônibus.

A Prefeitura do Recife também já recuperou 16 das 19 vias previstas no pacote de obras viárias que estão em execução para melhorar a mobilidade do Serviço de Transporte Complementar de Passageiros (STCP). A ação, lançada em junho pelo município, está investindo quase R$ 4 milhões na pavimentação de importantes ruas e avenidas de acesso por onde passam os ônibus. Ao todo, estão sendo requalificados 7,5 quilômetros de extensão.

O trabalho tem o objetivo de garantir o conforto e a segurança aos usuários do sistema. As intervenções foram definidas a partir de um diagnóstico sobre as condições de trafegabilidade das vias que fazem parte das rotas do transporte complementar. As equipes técnicas observaram, principalmente, o desgaste no paralelepípedo em algumas ruas de acesso às partes mais altas da cidade, que ficavam escorregadias e impediam a passagem dos veículos. Além disso, verificou-se que importantes vias ainda sem pavimentação que tinham o tráfego interrompido nos períodos de chuvas.

Tags: