PCR participa de seminário nacional sobre Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) para gestão pública

quinta-feira, 14 Setembro, 2017 - 12:50

Portal de Dados Abertos do Recife, Portal da Transparência e digitalização de processos de licenciamento digitais serão algumas das experiências  que serão debatidas no evento

A experiência dos dados abertos do Recife, a transformação dos licenciamentos municipais em processos digitais e o reconhecimento nacional do Portal da Transparência serão alguns dos cases apresentados pela Empresa Municipal de Informática (Emprel) da Prefeitura do Recife no 45° Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública, o Secop, em Porto de Galinhas. O evento reúne gestores e pesquisadores que utilizam as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como ferramenta de produtividade do Estado, disponibilizando informações e melhorias no atendimento ao cidadão. O seminário tem início na quarta-feira (13) e segue até o dia 15, no Enotel Convention & Spa. 
Na sexta-feira (15), às 19h20, o presidente da Emprel, Eugênio Antunes, ministra a palestra "Transparência e Dados Abertos do Recife - Do desafio ao reconhecimento nacional". O gestor irá apresentar a experiência municipal na abertura dos dados gerados pelas secretarias e órgãos. "A Prefeitura do Recife, desde o início da gestão, abriu o conjunto de informações geradas pela administração municipal para que qualquer cidadão possa analisar e contribuir de forma criativa e inovadora. Promovemos hackatons na Campus Party, dialogamos com Universidades para, junto às novas tecnologias, promover a celeridade e a inteligência dos serviços públicos", comentou. 
A Emprel ainda apresenta o processo de desburocratização dos processos de licenciamento urbanístico, ambiental e sanitário. Com a tecnologia, os métodos passaram a ser totalmente digitais e integrados diminuindo o tempo e facilitando os procedimentos. O painel será apresentado nesta sexta-feira (15), às 17h05, pelo gestor Homero Sampaio. Este ano, o tema central do seminário é "TI Pública - Conectando o Governo com a Sociedade Digital".