Portal da Transparência do Recife registrou mais de meio milhão de visualizações em 2017

sexta-feira, 12 Janeiro, 2018 - 15:54

Com reconhecimento nacional pelo seu índice de transparência, o Portal da Transparência do Recife atingiu, em 2017, mais de meio milhão de visualizações. Levantamento foi feito pela equipe da Controladoria Geral do Município, por meio da Gerência Geral de Transparência e Informações Estratégicas, responsável pelo site.

Implantado em 2013, anualmente o Portal da Transparência vem inovando e oferecendo formas diferentes  de melhorar  o acesso do cidadão. Em 2017 foram 508.569 visualizações.  

No início do segundo semestre de 2017  o portal passou a dispor de um canal de atendimento online direcionado exclusivamente para esclarecimentos sobre dúvidas e orientações em tempo real sobre a navegação no Portal. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 14h às 18h. Desde a sua implementação até dezembro de 2017, foram registrados cerca de 500 atendimentos. 

Mariana Fragoso gerente geral de Transparência e Informações Estratégicas,explica que apesar de o Portal manter sua média anual de visualizações, houve uma redução nos pedidos de informações no ano passado, de  625 pedidos em 2016 para 372 pedidos em 2017. Mariana atribui esse decréscimo ao aumento de informações na transparência ativa e pelo desenvolvimento de novas alternativas de acesso como chat, ferramentas de acessibilidade, aba de pedidos recorrentes e aba de controle social.  A CGM também disponibilizou uma aba com informações sobre regularidade do município contendo relatórios fiscais, certificados de regularidade do FGTS e previdenciária.

O controlador geral do município, Rafael Figueiredo, ressalta que existe por trás do Portal da Transparência do Recife uma equipe empenhada em buscar e oferecer as dados que o cidadão tem interesse em saber. " A informação não pertence à gestão, pois são dados públicos que fazemos questão de disponibilizar no portal", destaca, acrescentando que a eficiência do portal se deve ainda ao fato de todos os sistemas dialogarem, da atualização ser contínua e dos servidores designados nas secretarias enviarem em tempo hábil as respostas que os cidadãos solicitam.

Premiação mais recente - Final de dezembro de 2017, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, anunciou que o Recife, pelo terceiro ano consecutivo, lidera o Índice de Transparência das Prefeituras dos Municípios Pernambucanos de 2017. A capital pernambucana se destacou no levantamento realizado nos Portais da Transparência de 184 prefeituras do Estado e ainda aumentou três pontos em relação ao ano de 2016, passando de 800,50 para 803,50 pontos. De acordo com a pesquisa, os portais foram classificados em  cinco níveis de transparência: desejado, moderado, insuficiente, crítico e inexistente.