Portal Dados Abertos é tema de painel no Beyond 2020

sexta-feira, 29 Julho, 2016 - 20:16

Na manhã da última quinta-feira (27), a Empresa Municipal de Informática da Prefeitura do Recife (Emprel), fez parte de um painel de discussão no evento internacional de tecnologia, Beyond 2020. O Portal de Dados Abertos do Recife, referência em todo o país, foi o tema da discussão que reuniu representantes do Center of Advanced Studies and Systems in Recife (CESAR), da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O Beyond 2020 foi trazido ao Recife e encabeçado pela Rede Brasileira de Cidades Inteligentes. 

O tema apresentado pelo presidente da Emprel, Eugênio Antunes, foi a importância das fontes abertas para as cidades. Em 2013 na Campus Party, o Portal do Recife foi disponibilizado à população. Nele, as informações são dispostas para que haja a possibilidade de cruzamento e estratificação dos dados, além de estar em um formato compatível para programações de sites, softwares e aplicativos. A ideia é que qualquer pessoa possa acessar e utilizar o conteúdo. Atualmente, foram registrados acessos ao Portal vindo de 84 países. Os assuntos mais procurados são a localização de semáforos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e as Unidades de Saúde.

Além da apresentação do Portal, foi aberto um debate com os participantes e os componentes da mesa, o professor da USP, Sérgio Takeo Kofuji, o Superintendente do CESAR, Sérgio Cavalcante e o professor da UFCG, Nazareno Andrade. O tema mais recorrente foi de que forma esses dados podem contribuir efetivamente para a melhoria de vida do cidadão.  

"Temos que estar sempre antenados com a vanguarda. Uma cidade inteligente não é totalmente implantada pelo poder público, mas ele tem o papel de discutir as temáticas e desenvolver iniciativas. Em um breve tempo, os temas discutidos aqui influenciarão diretamente na relação do cidadão com sua cidade. Dentro dos assuntos, o Open Data, que é a abertura dos dados governamentais, está mais latente. Esses dados disponíveis podem ser analisados e utilizados por ONGs, pela academia, a imprensa e até mesmo pelo cidadão. Essas ações que acontecem por meio dos dados podem gerar novas soluções e contribuir com os governos para melhorar a cidade", afirmou Eugênio.