Portal de Compras da Prefeitura do Recife servirá de modelo para o Governo de Alagoas

sexta-feira, 6 Maio, 2016 - 15:02

A política de compras municipais premiada pelo Sebrae na edição 2016 do prêmio Prefeito Empreendedor, foi apresentada nesta quinta-feira (5), a uma comitiva do Governo do Estado de Alagoas. A equipe da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas coordenou a reunião e apresentou o Portal de Compras, objeto principal da visita das representantes da Agência de Modernização da Gestão de Processos (AMGESP) ligada à Secretaria de Gestão Pública do estado. O Portal foi produzido pela Empresa Municipal de Informática e a Pitangy, e é uma das principais ações estruturadoras do setor de licitações da PCR.

Segundo a supervisora de Controle de Planejamento e Ata de Registro de Preço da AMGESP, Gabrielle Tiburcio, a partir da realização do projeto Alagoas Compra, surgiu a possibilidade de vir ao Recife ver de perto o modelo de portal aplicado na administração municipal. A ideia é levar o exemplo recifense para modernizar a gestão dos processos e unir todas as compras e licitações do governo estadual. "Recebemos uma indicação do Sebrae e nas nossas pesquisas percebemos que o Recife estava à frente nesse quesito. Hoje, estamos não só comprovando isso, como a ferramenta é bem maior e melhor do que imaginávamos", afirmou.

Junto à ela, participaram da reunião as pregoeiras do Governo de Alagoas, Marcelle Mota e Sara Lisboa, além do gerente geral de Licitações e Compras da PCR, George Pierre, a analista técnica do Sistema de Compras, Rosana Lira e o gerente do Portal de Compras, André Bruno.

O site da Prefeitura começou a ser formatado em 2003 e desde então, já passou por diversas modificações que otimizaram a ferramenta. "Tudo está completamente adequado à nossa realidade, porque foi o portal foi desenvolvido de acordo com nossas necessidades. Todos os dados na área de compras e licitações que constam no Portal da Transparência, reconhecido como um dos mais eficientes do país, apontam para o Portal de Compras, em um sistema integrado", afirmou André.