Prefeito discute parceria com a Juventus de Turim

terça-feira, 22 Setembro, 2015 - 16:57

O prefeito Geraldo Julio recebeu, na tarde desta terça-feira (22), representantes da Juventus de Turim para discutir uma parceria entre a Prefeitura do Recife e o clube italiano de futebol. O encontro teve como objetivo a negociação de uma interação entre a categoria Sub-13 do projeto Recife Bom de Bola, campeonato de futebol de várzea promovido pela gestão municipal, e a escola de futebol da equipe italiana. Essa será a primeira parceria da Juventus com uma prefeitura no Brasil. O clube realizou parceria recentemente com a Ponte Preta, de Campinas.

"Estamos conversando sobre uma parceria muito importante, porque abre as portas, dá a chance para meninos e meninas que jogam futebol ter a perspectiva de participar da formação de atletas, tocado pela Juventus, que é conhecida pela Europa inteira como uma das grandes formadoras do futebol mundial e que vem fazer essa oficina aqui no Recife. Um trabalho importante, uma semana de oportunidade, de vivência para os jovens aqui do Recife, e vamos encontrar as formas de incluir os jovens que participam do nosso projeto Bom de Bola nesta formação e a partir disso dar a eles uma oportunidade rica de crescimento", explicou o prefeito Geraldo Julio.

O Juventus International Camp deverá chegar ao Recife no mês de novembro, com o objetivo de dar oportunidade aos jovens de realizar treinamentos segundo os métodos de trabalho da Juventus, independentemente do nível futebolístico. Os treinamentos são realizados por treinadores juventinos vindos diretamente da Itália.

A comitiva que se reuniu com o gestor municipal apresentou o projeto “Juventus International Camp”, escola de futebol que coloca meninos e meninas de todo o mundo em contato com os métodos de treinamento usados pela equipe italiana, e discutiu também possíveis parcerias com a tradicional equipe da Itália, como a ida de algum jogador de destaque do Recife Bom de Bola para Turim, na Itália. O evento a ser realizado no Recife, no entanto, não tem característica de "peneirão", mas de uma experiência com profissionais da Juve. 

Adriano Salomão, diretor geral da Juventus Soccer Schools Brasil, falou do ineditismo da parceria com uma gestão municipal. "Essa vai ser a primeira prefeitura do Brasil que vai dar oportunidade às crianças que vêm se destacando em um projeto próprio, que é um projeto de formação, que é o projeto Bom de Bola, de elas terem o contato com uma vivência diferenciada, através do nosso curso, que visa não só a formação com todo aparato técnico, físico, mas também a formação do cidadão para o mundo", afirmou.

O secretário de Esportes da Prefeitura do Recife, George Braga, comentou a importância desta conversa em torno da parceria com o clube italiano: "O nosso projeto Recife Bom de Bola já é um projeto que mobiliza muitas crianças, e esse ano incluímos a categoria sub-13, além de termos a sub-15, o que soma cerca de 5 mil crianças nessa faixa etária que estão no processo de formação. Acho que teremos um bom casamento com a academia do Juventus, porque vamos ter a chance de, o jovem tendo bom desempenho no campo, mas também um bom desempenho na escola, ter a oportunidade de participar de um curso desse, que tem reconhecimento internacional, o que vai incentivar os nossos jovens a terem ainda mais sonhos, a buscarem o crescimento não só de vencer com o esporte, mas de aprender muito através dele".

RECIFE BOM DE BOLA - O Recife Bom de Bola é um campeonato de futebol de várzea que movimenta toda o Recife, reunindo milhares de atletas de toda a cidade, organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes. As inscrições para a edição 2015 já foram encerradas no mês de agosto e o campeonato deverá acontecer em outubro. Em 2014, o torneio teve 550 equipes inscritas e cerca de 13 mil atletas. Entre as novidades da edição deste ano do Recife Bom de Bola está a inclusão da categoria Sub-13. Haverá também as disputas no Aberto Masculino, Feminino, Veterano, Sub-15 e Sub-17, já presentes nos anos anteriores.
Além disso, será usado um aplicativo criado no Hacker Cidadão, maratona de programação promovida pela Empresa Municipal de Informática (Emprel) na Campus Party, que trará informações como tabela, classificação, placares e locais dos jogos, quantidade de cartões de cada atleta e resultados dos julgamentos. O aplicativo, criado pelo programador Adriel Café, poderá ser baixado gratuitamente e possibilitará maior interação entre os participantes e a organização do torneio.

Tags: