Prefeitura do Recife implanta protocolo eletrônico

terça-feira, 28 Abril, 2015 - 15:30

Sistema desenvolvido pela Emprel será aplicado em todas as secretarias do edifício-sede da PCR e deve ser ampliado para as indiretas até o fim do ano

No próximo mês de maio, uma nova ação de modernização da gestão pública começará a ser aplicada na Prefeitura do Recife. Por meio da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas (SADGP) será implantado o novo processo de protocolo eletrônico no edifício-sede da PCR. O software foi desenvolvido pela Empresa Municipal de Informática (Emprel) e integrará todas as secretarias. O projeto recebeu um investimento de R$ 116 mil.

O Sistema de Protocolo Unificado integra e melhora a comunicação entre os setores, como também facilita a localização e tramitação dos documentos dentro da Prefeitura, o que garante mais agilidade aos processos. O projeto foi aplicado no ano passado em caráter experimental na Emprel e na SADGP. A partir da experiência, foram feitos os ajustes necessários e agora chegará a todas as secretarias. A expectativa é que até o fim do ano o sistema esteja completamente implantando também nas indiretas.

Nos dias 04 e 06/05 será feito um treinamento com os servidores que trabalham diretamente com o envio e recebimentos de documentos no dia a dia das secretarias. Eles serão o apoio principal da Emprel na implantação do protocolo eletrônico, capacitando também outros servidores. O funcionamento do protocolo eletrônico é totalmente via internet, o que permite que o servidor acompanhe a tramitação dos documentos de qualquer computador com acesso à rede. “Tudo que antes era feito à mão, será realizado eletronicamente. Isso dará mais clareza e organização aos procedimentos administrativos”, afirma a gerente de atendimento e modernização administrativa da SADGP, Julianna Leite.

Tecnologia - O sistema funciona com o cadastro dos servidores através do CPF e senha. Assim, para cada documento recebido e enviado será possível visualizar a linha do tempo, os despachos dos gestores e por onde o documento já passou. O software foi desenvolvido por meio da plataforma BPM (Business Process Maneger), que já é utilizada pela PCR no gerenciamento de das concessões de licença prêmio, no monitoramento de áreas de riscos e em diversos processos da Secretaria de Finanças.

O sistema foi inteiramente desenhado pela Emprel e executado pelo consócio Catena, contratado pela PCR para produção de softwares. “Fizemos visitas à Sudene e à Chesf para ver como eles utilizam o protocolo eletrônico. A partir dessas fontes e da experiência que a Prefeitura já tinha na utilização do BPM, montamos a nossa estratégia”, conta o diretor de soluções em tecnologia da informação da Emprel, Homero Sampaio.