Procon-Recife disponibiliza site de orientação a consumidores durante a Copa do Mundo

quinta-feira, 12 Junho, 2014 - 11:57

Portal cataloga informações úteis, dicas de serviços e procedimentos em caso de lesão ao Código de Defesa do Consumidor

A Prefeitura do Recife, através do Procon-Recife e em parceria com as entidades que compõem a Câmara Técnica de Consumo e Turismo de Pernambuco, disponibilizou um site voltado à proteção e orientação de consumidores e turistas, durante a realização da Copa do Mundo Fifa 2014 no Recife. Nele, o consumidor poderá obter informações sobre como proceder caso seja lesado em serviços como estadia em hotéis e pousadas; consumo em bares e restaurantes, atendimento de Saúde e Transporte.

O site apresenta ainda informações úteis sobre os mesmos serviços, como a localização e os modos de acesso à Arena Pernambuco, informações sobre a rede hospitalar pública e privada do Recife. Além disso, o portal tem dicas sobre direitos básicos do consumidor como a não obrigatoriedade do pagamento da taxa de serviço em bares e restaurantes, ou a proibição a “cheques-caução” para casos de emergência em unidades privadas de saúde. Outro serviço é um amplo guia de contatos úteis com telefones de Delegacias de Polícia, Defesa Cívil, SAMU, Vigilância Sanitária, entre outros.

“O direito à informação é essencial, pois o consumidor bem informado sobre os seus direitos sabe quando está sendo lesado e onde reclamar, principalmente o consumidor turista que em sua maioria está vindo ao nosso Estado pela primeira vez”, avaliou o diretor do Procon-Recife, José Neves Filho.

O site foi desenvolvido pela Secretaria de Imprensa da Prefeitura do Recife e Empresa Municipal de Informática – Emprel, com a colaboração da Câmara Técnica. A Câmara se reúne semanalmente desde dezembro do ano passado, inclusive convidando empresas do setor de turismo para integrar as discussões que culminaram com o site.

Tags: