Recife é escolhida a cidade mais inteligente do Nordeste pela segundo ano consecutivo

sexta-feira, 10 Junho, 2016 - 11:28

Índice foi divulgado durante o Fórum Connected Smart Cities, no Rio de Janeiro

A cidade do Recife foi eleita pela segunda vez consecutiva a mais inteligente do Nordeste,conforme apontou a segunda edição do ranking Connected Smart Cities, divulgado na última quarta-feira (8), no Rio de Janeiro. Recife se destacou como primeiro lugar da região nos indicativos de tecnologia e inovação; saúde; educação; empreendedorismo e governança e em nono como mais inteligente do Brasil, avançando uma posição em relação ao ranking divulgado no ano passado.

"Este é um reconhecimento importante às ações que a Prefeitura vem executando, com o objetivo de colocar o Recife no circuito das cidades mais modernas do mundo. É a vocação da cidade desenvolver políticas públicas integradas para explorar e potencializar cada vez mais as suas habilidades", avaliou a secretária Berenice de Andrade Lima.

Entre as ações da Prefeitura do Recife nesse âmbito, destacam-se iniciativas como o Conecta Recife, um programa inovador que permite o acesso gratuito à internet em pontos espalhados pela cidade; o Programa Robótica na Escola, considerado um dos mais avançados enquanto ferramenta pedagógica e que já vem mudando a realidade de milhares de alunos da rede municipal; a distribuição de tablets para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal; o Portal da Transparência, que é considerado um dos melhores do país pelo site Contas Abertas e o site Dados Abertos; a gestão do trânsito a partir da instalação de nobreaks e das câmeras de segurança e de controle do tráfego, entre outras.

O ranking Connected Smart Cities é desenvolvido pela agência Sator e a empresa de consultoria Urban Systems. Foram analisadas mais de 700 cidades no Brasil com o objetivo de mapear as de maior potencial de desenvolvimento. No ano passado, o Recife ocupou o 10º lugar e também foi a primeira colocada na região Nordeste.