Robô humanóide NAO dá as boas vindas aos participantes da Campus Party

sexta-feira, 24 Julho, 2015 - 12:02

Durante a abertura da Campus Party, na tarde desta quinta-feira (23), os participantes do evento receberam as boas vindas de alguém muito especial: o robô humanóide NAO, programado por um grupo de cinco alunos da rede municipal de ensino, que prepararam uma apresentação específica para a 4ª edição do evento. A equipe da Escola Arraial Novo do Bom Jesus, nos Torrões, venceu uma maratona de programação (Hackathon), envolvendo 20 alunos que se destacam nas aulas do Programa Robótica na Escola, lançado no ano passado pela Prefeitura do Recife.

A abertura da Campus Party aconteceu no Centro de Convenções, com a presença do governador Paulo Câmara e da secretária municipal de Desenvolvimento e Empreendedorismo, Roseana Amorim, que representou o prefeito Geraldo Julio. O grupo vencedor do Hackathon é formado pelos alunos Ryan Vinícius, Gabriel Pereira, Eduardo Gomes, Renato José e Fabrício Allandelon. "Participar de um evento como esse é muito especial. Vou levar a experiência para a vida inteira", disse Ryan, que já viajou para a cidade de Sochi, na Rússia, para disputar a Olimpíada Mundial de Robótica.

De acordo com Ryan Vinícius, a ideia foi criar uma apresentação que agradasse a todos os campuseiros. "Para isso, escolhemos uma música marcante, do filme '2001- Uma Odisséia no Espaço', e desenvolvemos os movimentos dos NAOs de acordo com o ritmo dela", explica. A partir da programação realizada pelo grupo, os cinco robôs deram as boas vindas aos participantes, contaram a história da Campus Party e mostraram toda sua capacidade de movimento.

Inovação - A secretária Roseana Amorim destacou as novidades que a Prefeitura do Recife está levando para a quarta edição do evento. "A Prefeitura do Recife fez uma inovação. Trouxe para essa edição seis secretarias e três programas, ampliando muito a área de ação para mostrar aos campuseiros o que tem sido feito em prol da população, aproveitando a tecnologia para ajudar a vida das pessoas. Nós temos a Empresa de Informática do Recife (Emprel), que é referência, temos o programa Robótica nas Escolas, temos jogos e passeios através dos tablets na área do meio ambiente", disse.

De acordo com a secretária, a proposta da Prefeitura do Recife é também aproveitar a Campus Party para fomentar negócios e estimular a criatividade. "Temos aqui vários palcos dedicados à área do empreendedorismo e às startups. Os campuseiros estão trabalhando com desafios que são problemas reais da cidade no Hackathon. Também estamos com a Sala do Empreendedor presente no estande para dar apoio e orientação", completou. "Ficamos felizes em prestigiar este evento, em que serão discutidos temas como tecnologia, ciência, inovação e empreendedorismo. Com base nesses debates, temos certeza que o Recife e Pernambuco vão se desenvolver cada vez mais" afirmou o governador Paulo Câmara.