Secretaria de Saúde lança Programa Academia da Cidade servidor na Emprel

sexta-feira, 6 Setembro, 2013 - 18:47

Na manhã dessa sexta-feira (06), o Secretário de Saúde, Jailson Correia, participou do lançamento do Programa Academia da Cidade Servidor, na Sede da Empresa Municipal de Informática – Recife ( Emprel), que fica no bairro de San Martin. O projeto será iniciado no dia 16 deste mês, beneficiando cerca de 500 funcionários da Emprel.

O Secretário de Saúde, Jailson Correia, lembrou a importância do Programa Academia da Cidade para o município do Recife. “A atividade física é, de acordo com a Organizaão Mundial de Saúde (OMS),  o melhor remédio do mundo. Ou seja, a atividade física regular  com supervisão é uma das maneiras mais adequadas e prazerosas  de se conquistar a saúde física e mental. E, por isso, o Programa Academia da Cidade tem a prioridade da prefeitura”, enfatizou.

O objetivo da proposta é melhorar a saúde e o estilo de vida dos servidores. O projeto já é realizado em Centros de Atenção Psicossociais (Caps), unidades de saúde e na guarda Municipal do Recife. Já está em negociação para ser implantado também no Samu Metropolitano do Recife e na Sede da Prefeitura.

Para o coordenador geral do Programa Academia da Cidade, Ricardo Menezes, essa intervenção dos profissionais da Academia da Cidade proporciona uma melhora na saúde do servidor. “Os profissionais da Emprel, por exemplo, trabalham diariamente fazendo movimentos repetitivos. O Programa Academia da Cidade vem como uma forma de melhorar a recuperação muscular e a postura inadequada desse servidor. Trabalhando, assim, para melhorar a saúde desses trabalhadores”, ponderou.

Serão disponibilizadas aulas de dança, step, ginástica laboral, ginástica funcional, alongamento, entre outros. O projeto na Emprel conta com duas profissionais do Programa Academia da Cidade. As atividades são realizadas nas segundas e quartas no horário da manhã e nas terças e quintas na parte da  tarde.

O Programa – O Programa Academia da Cidade foi criado no ano de 2002 pela Secretaria de Saúde do Recife. Ao todo, são 170 profissionais de educação física atuando em 39 polos espalhados na cidade. São beneficiados, em média, 3.510 usuários por mês.  É oferecida à população Aulas de ginástica e dança; Rodas de diálogos relacionados a temas sociais e de saúde; Prescrição de exercícios e orientação nutricional a hipertensos, diabéticos, obesos e cardiopatas; Organização de práticas corporais e de lazer voltadas aos usuários da rede de saúde, entre outros.