Sete projetos levam o prêmio do Hacker Cidadão

domingo, 26 Julho, 2015 - 16:11

Em sua terceira edição, desafio bateu recorde de participação tendo 55 projetos inscritos e 41 apresentados. Os ganhadores foram anunciados na cerimônia de encerramento da Campus Party Recife 

A maratona de programação Hacker Cidadão, promovida pela Prefeitura do Recife por meio da Empresa Municipal de Informática (Emprel) chegou ao fim. Os sete ganhadores foram anunciados na noite deste sábado (25), na cerimônia de encerramento da Campus Party Recife. Este ano, em sua terceira edição, o desafio teve 55 inscritos, tendo 41 trabalhos apresentados. A competição desafiou os participantes a criar soluções tecnológicas para problemas de pessoas reais, ligadas aos programas da PCR: Mãe Coruja, Recife Bom de Bola, Diário Oficial, Recife Conte Comigo e Recife Acessível, Meio Ambiente e Pacto Pela Vida.

Os ganhadores foram: Otacílio dos Santos, com o projeto MãeConecta (tema, Mãe Coruja); Cristovam Araújo e Angélica Lopes, com o projeto Meu Diário Oficial (tema: Diário Oficial); Adriel Café, com o projeto RECIFE Bom de Bola (tema: Recife Bom de Bola); Daivid Vasconcelos com o projeto Safe Environment (tema meio ambiente); Victor Vernilli com o projeto Cidade Consciente (tema Recife Acessível); Marcos Ramos com o projeto Website Recife Conte Comigo (tema Recife Conte Comigo); Yelken Gonzales com o projeto Polícia Virtual (tema Pacto Pela Vida).

O projeto que ganhou na categoria Mãe Coruja criou um aplicativo que concentra diversas informações sobre pré-natal, cuidados da saúde da mãe e do bebê e ainda permite que o usuário possa interagir com os médicos da Prefeitura, enviando dúvidas por meio do app. Já o ganhador no tema Diário Oficial, produziu um aplicativo para dispositivos móveis onde o cidadão pode ter acesso à publicação, realizar pesquisas por palavra-chave e cadastrar filtros, no intuito de receber alertas no celular quando algum termo cadastrado estiver presente no Diário Oficial publicado.

“O resultado foi o melhor dos últimos três anos. Acreditamos que a dinâmica dos temas e dos personagens que a gente criou, direcionou para uma problemática real. Isso refletiu diretamente na quantidade e na qualidade dos projetos. Eu julguei a categoria Diário Oficial, foram sete trabalhos muito bons, que podem com certeza ser utilizados pela Prefeitura e pelo cidadão”, afirmou o presidente da Emprel, Eugênio Antunes. 

O conceito de pesquisa Living Labs (laboratório vivo, em português), que prevê a construção de soluções com a participação de todos os atores envolvidos na questão apresentada,foi a base do concurso. O conceito estimula a colaboração dos cidadãos, facilita e acelera a criação e promove a sustentabilidade de novos mercados e modelos de negócio.

Para cada tema uma comissão julgadora composta de até quatro pessoas, ligadas aos programas da PCR e à Emprel, assistiram a apresentação dos competidores. Cada equipe teve cinco minutos para mostrar o seu projeto. Os principais critérios de avaliação foram inovação, usabilidade, design e adequação ao tema. Os vencedores ganharam notebooks, smartphones, X-Boxs, pacotes de viagem e Smarts TVs. 

A ação também conta com apoio do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal Rural Pernambuco, Centro de Estudos e Serviços Avançados do Recife (C.E.S.A.R) e Células Empreendedoras. 

Negócios - Após o término da Campus Party, a Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo irá incentivar os projetos a se profissionalizarem, realizando junto com a Emprel um trabalho de consultoria através das incubadoras de negócios, que tem previsão de ser iniciada no primeiro semestre de 2016. Para participar, não é preciso ter ganhado o desafio, somente ter participado e entregado o projeto durante o evento. Mais informações no telefone: 3355.9045