Tecnologia a serviço dos Direitos Humanos na Campus Party

quarta-feira, 22 Julho, 2015 - 17:14

Estande da Prefeitura do Recife terá apresentação de iniciativas tecnológicas para a garantia de direitos, como os projetos Navegar é Preciso e Praia Sem Barreiras, além de divulgação de campanhas

Dentre as várias atividades distribuídas no estande da Prefeitura do Recife em um dos maiores encontros tecnológicos do país, a Campus Party, no Centro de Convenções, os avanços digitais na área dos Direitos Humanos também marcam presença. Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, de 23 a 25 de julho, programas do órgão na área de tecnologia serão apresentados e divulgados aos frequentadores do evento. Como é o caso dos projetos “Navegar é Preciso”, turmas de informática exclusiva para pessoas idosas; e o “Praia sem Barreiras”, banho de mar assistido, realizado através de cadeira anfíbia, flutuante.

Além destes haverá a divulgação das campanhas "Ame a Pessoa Idosa", "Quem Ama Protege" e "Viva a Diferença". As pessoas idosas integrantes do Projeto “Navegar é Preciso” poderão participar de Oficinas de Inclusão Digital na setxa-feira (24), das 16h às 18h, bem como a visita guiada para Arena Campus Party nos dias 24 e 25 a partir das 9h. Outra atividade para participação do público é a Calçada Sensorial desenvolvida pela UniNassau. De forma itinerante, a proposta surge como uma alternativa de conscientização das pessoas sobre as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência, idosos e gestantes ao caminhar nas ruas da cidade. Durante o evento as pessoas podem fazer parte da “brincadeira” colocando uma venda nos olhos e se locomovendo pela calçada.

Desafio Hacker Cidadão 2.0

A grande novidade a ser apresentada pela SDSDH é o desafio para construção de um aplicativo móvel, site web ou dispositivo com o objetivo de garantir mobilidade com segurança, a pessoas com deficiência, informando eventuais obstáculos no caminho. Os interessados poderão se inscrever no estande da Prefeitura. Serão avaliados critérios como usabilidade, design, inovação e solução para resolver o desafio. O júri será composto por integrantes das empresas organizadoras do concurso, convidados e pessoas com deficiência. O julgamento dos trabalhos apresentados será no dia 25 de julho com premiação surpresa.