Tem início a 10ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia

terça-feira, 20 Outubro, 2015 - 09:54

A 10ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia teve início nesta segunda-feira (19) com uma variada programação que tomou conta do Parque Científico e Cultural do Jiquiá. A abertura do evento foi feita por três robôs humanoides programados no computador por alunos da rede municipal de ensino do Recife, nas aulas do Programa Robótica na Escola, iniciado em 2014. Batizados de NAO, que significa cérebro em chinês, os robôs humanoides deram as boas vindas aos alunos e demais participantes do evento, se apresentaram e mostraram um pouco de suas habilidades ao dançarem a música Leão do Norte. O lançamento de mini foguetes educativos pelo Espaço Ciência também marcou o inicial da programação, que deu início à Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. No local, o público também conferiu a exposição Torre do Zeppelin do artista plástico Jobson Figueiredo; a mostra científica Radioatividade Ambiental e o Átomo, do Museu de Ciências Nucleares; entre outras atrações espalhados por cerca de 20 estandes. O vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, prestigiou o evento.

"A 10ª Semana de Ciência e Tecnologia será um estímulo para que as novas gerações despertem para a importância da ciência e para a geração de novos talentos que possam contribuir para solucionar os nossos grandes desafios", disse o vice-prefeito. De acordo com a secretária de Desenvolvimento e Empreendedorismo do Recife, Roseana Amorim, o objetivo do evento é ampliar a percepção social da ciência, tecnologia e inovação como uma forma inclusiva de desenvolvimento sustentável. "Estamos mostrando uma ciência bem diferente e interativa, através de jogos e brincadeiras, para que isso agregue valor e melhore a qualidade de vida do recifense", explicou. A abertura do evento também contou com a presença da secretária de Ciência e Tecnologia do Estado, Lúcia Melo.

Para o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, a apresentação dos robôs é uma demonstração de que o aprendizado dos estudantes vai muito além das teorias em sala de aula. "Nas aulas de robótica, os alunos aprendem na prática. Ter a oportunidade de mostrar o que sabem num evento importante como este serve de estímulo para que eles se empenhem ainda mais nos estudos. Aqui a troca de conhecimentos é muito rica porque eles também aprenderem com os trabalhos dos outros apresentados aqui, nos diversos estandes das outras instituições, como o do Espaço Ciência". Cerca de 500 estudantes estiveram presentes no Parque Científico e Cultural do Jiquiá, nesta segunda-feira (19). No total, mais de mil alunos da rede municipal de ensino do Recife participam da programação da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, ao longo desta semana.

O estudante Eduardo Gomes, 14 anos, foi um dos alunos da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus, nos Torrões, que passou uma semana programando os robôs para a abertura e para o encerramento da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia do Recife. "A robótica nos ajuda muito na escola. Eu tirava notas medianas e agora estou tirando notas altas porque precisei estudar mais matemática e física para conseguir programar os comportamentos dos robôs. Até inglês nós tivemos que estudar porque a linguagem de programação é toda neste idioma", explicou o adolescente.

Sob o tema "Luz, Ciência e Vida", a programação da 10ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia se estende até o domingo (25), espalhando-se pelos polos descentralizados que são o Jardim Botânico do Recife, Econúcleo Jaqueira, Espaço Ciência, Museu de Ciências Nucleares, IJCPM Recife, ETE – Escola Técnica Estadual Miguel Batista (Parque Macaxeira). As atividades são direcionadas para a população em geral e, principalmente, para os estudantes da rede municipal de ensino. Cerca de mil alunos das escolas e creches municipais devem participar do evento. Promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo, o evento conta com o apoio das secretarias de Educação, Meio Ambiente e Turismo do município.

PROGRAMAÇÃO - Nesta terça-feira (20), haverá exposição de fotografias de alunos e professores da rede municipal de ensino no edifício sede da Prefeitura do Recife. O material é fruto de oficinas em que os participantes aprenderam as técnicas de Pinholé e Light Painting. No Polo Jardim Botânico do Recife, haverá a Exposição de Pesquisas Científicas, das 9h às 12h, até o dia 25; e bate papo sobre Biotecnologia, das 10h às 10h30, também nesta terça-feira. No Polo Museu de Ciências Nucleares, tem a exposição O Átomo e suas Radiações, até o dia 23. No Polo Espaço Ciência, a partir desta terça-feira (25) o público pode conferir a Exposição Museográfica, experimentos interativos e trilhas ecológicas até o dia 24.

A programação completa da 10º Semana Municipal de Ciência e Tecnologia do Recife está disponível no site www.recife.pe.gov.br.

CONCURSO - Dentro da 10ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia do Recife, está sendo promovido o concurso cultural “Luz à vida”. O concurso consiste na criação, pelos participantes, de um vídeo de até 45 segundos que divulgue o evento obedecendo à temática “Luz, Ciência e Vida”. A participação é voluntária e gratuita. O regulamento está disponível no site www.recife.pe.gov.br/smct, que foi desenvolvido pela Emprel.