PCR lança Conecta Recife App com mais de 120 informações e serviços para o recifense

quarta-feira, 1 Julho, 2020 - 16:19

O Aplicativo gratuito está disponível nas lojas virtuais da Apple Store e na Google Play e permite solicitações de emissão de certidões, serviços como capinação, podas de árvores e trocas de lâmpadas, bem como geração de boletos para pagamentos e informações sobre malhas de saúde e educação.

 A partir de agora, o recifense vai poder levar no bolso a chave virtual da Prefeitura do Recife (PCR) através do Conecta Recife App, que vai permitir ao cidadão ter acesso a mais de 120 serviços e informações da administração da cidade, de forma simples e rápida. A iniciativa é uma ação da Empresa Municipal de Informática de Recife (Emprel), que desenvolveu uma plataforma digital que inclui um aplicativo móvel e um conjunto de softwares, que integram as bases de dados, sistemas e ferramentas inteligentes, para facilitar a vida, tanto do cidadão recifense, como dos visitantes.

O Conecta Recife App está disponível nas lojas virtuais da Apple Store iOS ( https://itunes.apple.com/us/app/apple-store/id1469109191?mt=8 e na Google Play para Android ( https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.pe.recife.conecta). Através dele o cidadão pode solicitar e consultar vários serviços da Prefeitura do Recife, a exemplo das Informações Tributárias, Processos Administrativos, Educação, Saúde, Trânsito e Ciclovias, entre outros, inclusive de parceiros, como Grande Recife Consórcio de Transporte e Bike PE.

Também será possível solicitar atendimentos públicos municipais, como geração de documentos, execução de serviços públicos como capinação, reposição de lâmpadas queimadas e remoção de entulhos pela Emlurb, acompanhar o atendimento e receber notificações do andamento da solicitação. Microempreendedores individuais, por sua vez, podem consultar o extrato de débitos e gerar boletos de pagamento, por exemplo.

“Esse aplicativo foi criado para facilitar a vida dos usuários dos serviços da PCR, além de dar mais transparência na relação da Prefeitura com a população, de forma inovadora, intuitiva e inteligente”, destaca o presidente da Emprel, Eugênio Antunes. Ele acrescenta que a solução considera como referência o cidadão usuário. Para isso, são reunidos dados em poder dos diversos órgãos da Prefeitura, que passam a ser disponibilizados na palma da mão.

Serviços - A solução vai além da pronta resposta para as consultas do usuário ou o acionamento de serviços. Numa postura proativa, o App disponibilizará informações do relacionamento com a Prefeitura do Recife. Uma vez identificado, o cidadão terá acesso a dados de imóveis (obter documentos, solicitar a emissão de certidões negativas, consultar o extrato de débitos e gerar os boletos de pagamentos); empresas (verificar cadastros de autônomo, do MEI - Micro Empreendedor Individual, consultar o extrato de débitos e gerar boletos de pagamento e vários outros documentos), processos e solicitações de serviços, entre outras informações, sem precisar informar números de matrículas, inscrições e protocolos.

Pelo Conecta Recife o usuário também terá acesso a todas as estações de bicicletas (Bike PE), com visualização do mapa da cidade e disponibilidade de bicicletas e vagas para retirada ou devolução. Poderá também visualizar no mapa toda a Malha Cicloviária Permanente da cidade como também a que fica disponível nos domingos e feriados. Poderá saber onde ficam as Paradas de Ônibus próximas de onde o usuário se encontra e pesquisar as Linhas e Paradas de Ônibus do Recife, além de consultar as imagens das Câmeras de Trânsito. Tudo em tempo real. 

Também poderão ser conhecidos os critérios de utilização dos serviços de Saúde Municipal, visualizar no mapa como chegar à rede de assistência, encontrar os locais preparados para atender as vítimas de violência. Informações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), distribuição de camisinhas (preservativos), onde são oferecidos serviços de dentistas, calendário de vacinas, serviços de fisioterapia, urgências e emergências, hospitais, maternidades e exames laboratoriais. 

Nessa primeira versão foram criados serviços específicos para a plataforma, além de ser disponibilizados os que já são acionados digitalmente via Portal da Prefeitura (www.recife.pe.gov.br). Também foram concentradas e disponibilizadas ferramentas criadas pela PCR para o enfrentamento ao coronavírus. Posteriormente, novos serviços municipais serão adicionados gradativamente. O aplicativo possui um visual moderno e leve, além de recursos de geolocalização que ajuda o usuário a se localizar e encontrar um equipamento público específico.

Por meio do App Conecta Recife, o usuário poderá pesquisar, visualizar e ver como chegar até às escolas, unidades de Educação Infantil, profissionalizantes e Unidades Tecnológicas. Ainda poderão ser consultados os locais onde está disponível o Conecta Recife Wifi - Internet pública e gratuita ofertada pela PCR.  Pode ter acesso às notícias mais recentes da Prefeitura do Recife e verificar como falar com a Ouvidoria Municipal.

A plataforma poderá ser utilizada de forma anônima ou identificada. Neste último caso, o nível de acesso às informações será gradual, em função do nível de confiança das informações fornecidas pelo cidadão. Ele poderá se identificar utilizando a conta da Nota Fiscal Eletrônica da Prefeitura do Recife; do gov.br, do Ministério da Economia ou diretamente no aplicativo, que pode ser apenas com uma selfie.