Prefeitura do Recife assina protocolo de intenções junto ao Parque Tecnológico Itaipu Brasil

segunda-feira, 20 Dezembro, 2021 - 09:12

Cooperação, trocas de saberes e de experiências. No processo de inovação, dividir significa somar e é nesse cenário de transformação digital que a Prefeitura do Recife e o Parque Tecnológico Itaipu Brasil, que fica em Foz do Iguaçu-PR, um dos mais importantes polos tecnológicos do Brasil, firmam protocolo de intenções. O prefeito João Campos assinou o documento junto com o diretor de negócios e inovação do parque paranaense, Rodrigo Regis, nesta sexta (17), no último dia de atividades da terceira edição do Gov In Play. Os trabalhos técnicos serão realizados pela Empresa Municipal de Informática (Emprel) junto com o parque.  

 

“Hoje assinamos um protocolo de intenções junto ao Parque Tecnológico Itaipu para que se viabilize o intercâmbio de tecnologias e boas práticas. Iniciativa esta que acontece no Gov In Play, um evento de caráter muito importante e que acende discussão sobre inovação aberta dentro dos ambientes governamentais. Parabenizo a atitude de toda a equipe da Emprel e da Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital do Recife por trazer para o nosso parque tecnológico a discussão da transformação digital dentro de governos”, detalhou o prefeito João Campos. “Aqui temos um desafio, uma ação que não é simples de ser feita, porque há um gargalo de formação de mão de obra na área de tecnologia. Estamos caminhando para superar esse gargalo, com o Embarque Digital, que tem como objetivo ofertar formação na área de tecnologia e melhoria da empregabilidade dos jovens, impactando a economia do polo de tecnologia e inovação da nossa cidade”, acrescentou o gestor municipal.

 

Com o protocolo assinado, o objetivo é que tanto a Prefeitura do Recife quanto o Parque Tecnológico Itaipu possam avaliar e realizar projetos em conjunto para construção de soluções inovadoras orientadas pelo conceito de smart cities (cidades inteligentes). As ideias e os projetos que venham a surgir a partir dessa cooperação têm como foco central a melhoria da vida da população gerando uma cidadania digital que seja eficaz. Os projetos serão testados dentro dos ambientes das living labs que permitem as condições mais adequadas para aprimoramento e visibilidade por meio da exposição, testes e validação das soluções. Fica também firmada a possibilidade da realização de discussões abertas sobre soluções inovadoras para o Turismo, Cidades Inteligentes e tecnologia em hardware e software. As discussões levam em consideração as realidades vivenciadas nas duas cidades, Recife e Foz do Iguaçu.

 

O Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI-BR) é um ecossistema de inovação que integra entidades como instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais e promove a sinergia e a troca de conhecimentos em prol do desenvolvimento de soluções para a sociedade. “O objetivo é trabalhar na troca de conhecimentos, em termos de cidades inteligentes, para desenvolver no Recife um trabalho similar ao que está sendo feito na cidade de Foz do Iguaçu. Lá, transformamos um bairro em um grande laboratório a céu aberto para que se democratize o acesso de infraestrutura para que empresas desenvolvam tecnologias. O Gov In Play é uma oportunidade para conhecer a vasta experiência que há por aqui com as empresas de tecnologia e o polo tecnológico. Em Foz estamos na fase de desenvolvimento do empreendedorismo e aqui ele já está bem consolidado”, explicou o diretor de negócios e inovação do parque paranaense, Rodrigo Regis.

 

Gov In Play - Evento de inovação aberta que traz como tema central a pergunta: Como o governo inova para acompanhar as transformações do mundo? A realização do Gov In Play é da Prefeitura do Recife, em parceria com o Governo de Pernambuco. Iniciou no dia 15 de dezembro e encerrou nesta sexta-feira (17).