Prefeitura reformula site Conecta Recife e também passa a oferecer via Whatsapp os mais de 500 serviços municipais

terça-feira, 13 Setembro, 2022 - 16:23

Completamente renovado, portal do Conecta Recife, somado ao WhatsApp, chega para modernizar o acesso aos serviços municipais por meio de uma plataforma de fácil navegação, segura e que garante a transparência no processo das demandas geradas pela população

 

O lema é: facilitar a relação do cidadão com a cidade.  Com até três cliques, o novo portal de serviços da Prefeitura do Recife, o Conecta Recife, com uma roupagem mais moderna e com navegação mais simples, foi apresentado nesta terça-feira (13.09) em solenidade realizada no Teatro do Parque. Somado a ele, o WhatsApp, uma das maiores plataformas de trocas de mensagens do mundo, também passa a oferecer toda a carta de serviços da Prefeitura sendo um ambiente a mais nessa interação das pessoas com a gestão municipal. 

 

O novo portal de serviços Conecta Recife reúne hoje os mais de 500 serviços públicos municipais em um só lugar com um serviço de busca inteligente e chega para facilitar o acesso a informações que são de interesse público. O processo de atualização da carta de serviços, bem como o novo desenho do site, foi coordenado pela Secretaria Executiva de Transformação Digital e contou com a colaboração direta da Empresa Municipal de Informática (Emprel) e dos cerca de oitenta servidores que fazem parte da Rede de Transformação Digital. 

 

“O site do Conecta Recife foi redesenhado a partir de um visual que permite uma navegação intuitiva e orgânica. Esse é o nosso papel: ser agente facilitador e a tecnologia usada como uma ferramenta ou ponte para estreitar ainda mais essa relação entre a prefeitura e a população”, explica Felipe Cadena, secretário executivo de Transformação Digital. “Precisamos tornar o acesso aos serviços municipais cada vez mais simples e o nosso portal de serviços nasce com esse perfil. Ao mesmo tempo, a gente entende o tamanho do desafio quanto à universalização do acesso à internet. Muitas famílias recifenses não têm dificuldades também de manusear as informações dentro desses ambientes digitais. Exatamente por isso o Whatsapp será uma importante ferramenta para tornar o acesso à informação mais facilitado”, completa Rafael Figueiredo, CTO da Prefeitura do Recife.

 

Parceiro da Prefeitura do Recife desde setembro do ano passado, o Whatsapp se soma aos canais de comunicação que têm por objetivo tornar ainda mais prático e fácil o acesso aos serviços públicos ofertados pela Prefeitura. Com o mesmo princípio do portal de serviços e a partir de comandos simples e intuitivos, a carta de serviços no formato digital direciona o usuário para os demais canais da Prefeitura evitando, assim, uma busca descentralizada por informações ou para acionar alguns dos serviços.

 

Considerando a inclusão como parte do trabalho de modernização da oferta dos serviços e seguindo o conceito ‘figital’ - ser físico e digital ao mesmo tempo -, o Conecta Recife estará fisicamente presente em espaços já conhecidos pela população. O Espaço Conecta está presente no Expresso Cidadão do Shopping RioMar e da Sala do Empreendedor, no edifício-sede da Prefeitura do Recife. O espaço chega como suporte para as pessoas que tenham dificuldades de acesso à internet e contará com atendentes que darão suporte na navegação do sistema para acionar os mais de 500 serviços municipais. Em breve o Espaço Conecta aportará no Shopping Boa Vista e nas quatro unidades do Compaz. 

 

Facilitar -  Com uma linguagem escrita que busca ser mais simples para facilitar o entendimento do cidadão, cada um dos serviços catalogados conta com uma breve descrição, contatos e links que direcionam o usuário diretamente para a solicitação do serviço desejado. Dentre os temas que podem ser selecionados estão Serviços Urbanos, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Lazer e Bem-estar, entre outros. Dentro das trilhas, o Conecta reúne assuntos relacionados a cada uma delas independente da Secretaria ou órgão municipal que execute a ação, sendo assim, mais um facilitador na experiência de navegação. Outra ferramenta que avançou bastante na qualidade da entrega final de resultados é o campo de busca. 

 

Agora, com os serviços acessados a partir do novo portal Conecta Recife e pelo Conecta WhatsApp, é possível estimar o tempo médio de resposta na abertura do serviço selecionado. O usuário contará também com o passo a passo percorrido desde o momento em que o serviço é acionado até que ele seja executado. Esses tipos de informações conferem transparência na interlocução direta que a Prefeitura do Recife estabelece junto à população. 

 

Outro detalhe que chega para facilitar é a possibilidade de navegar de maneira identificada. Com login e senha, já cadastrados no Conecta Recife web, é possível favoritar os serviços que normalmente são buscados pelos usuários, como os serviços de finanças ou de saúde, por exemplo. Assim, o sistema permite que o usuário passe a acioná-los com mais facilidade com apenas um clique.   

 

A construção coletiva e colaborativa do Conecta inclui, também, autonomia das Secretarias e órgãos da Prefeitura de atualizarem as informações que são disponibilizadas para consulta. Telefones, e-mails, endereço e passo a passo da prestação do serviço selecionado, documentos para consulta são alguns exemplos de informações que ficarão sob a responsabilidade de cada uma das equipes.

 

WhatsApp - No dia 09 de setembro de 2021, a Prefeitura do Recife tornou-se a primeira capital brasileira a firmar parceria com o aplicativo de troca de mensagens. A conta oficial e verificada da Prefeitura é (81) 9 9117.1407 e pode ser acionada por qualquer pessoa. A parceria aconteceu para atender às demandas geradas pelo agendamento da vacina contra a covid-19, que se tornou um canal importante para lembrar do dia, horário e local da vacinação e direcionamento para tele-orientações sobre saúde. Assim, o WhatsApp assumiu papel importante na cadeia de instrumentos tecnológicos que garantem acesso à informação de interesse público de forma cada vez mais facilitada.