Emprel recebe novas certificações nacionais e internacionais

segunda-feira, 6 Fevereiro, 2017 - 16:49

Após atuar diretamente na melhoria do processo de desenvolvimento de software, a Empresa Municipal de Informática (Emprel) começou o ano com uma boa notícia. A empresa introduziu e aperfeiçoou práticas empresariais gerais e específicas e ganhou dois novos selos de qualidade. As certificações são do Instituto Norte-americanoCapability Maturity Model Integration (CMMI) e do Melhoria do Processo de Software - Brasil (MPS-BR), referências no setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC).

O resultado do processo foi o reconhecimento na categoria de Desenvolvimento de Software. O CMMI aumentou do nível 2, conquistado em 2015, para o nível 3. Já no MPS-BR, a empresa ganhou o nível C, sendo a classificação do A ao E. Em Pernambuco, somente mais uma empresa possui o Melhoria do Processo de Software nível C. No Brasil, só 17 corporações foram contemplados. Por isso, a Emprel se tornou a única empresa pública do país a ter ambas as certificações simultaneamente.

A conquista faz parte da meta "Reestruturar o Processo de Desenvolvimento de Software", pactuada com o Prefeito Geraldo Julio no início de 2013. O recebimento de certificados e premiações, faz parte de um novo período de profissionalização da gestão, previsto no Programa de Governo. Em 2015, a Emprel ganhou o primeiro certificado CMMI nível 2 nas áreas de desenvolvimento de softwares e serviço.

As certificações nacionais e internacionais são um atestado de maturidade da empresa para o mercado de tecnologia, além de permitir que a instituição exporte softwares para todo o mundo. "Além dos benefícios técnicos, todo o corpo técnico da empresa é valorizado. Foi um trabalho árduo de quase quatro anos. A certificação é um marco. Hoje, a Emprel está mais ativa e engajada. O nosso melhor resultado é a satisfação dos nossos clientes", afirmou o presidente da Emprel, Eugênio Antunes.

Mudança nos processos - Para conseguir entrar no hall das empresas certificadas mundialmente, a Emprel modificou práticas para o atendimento mais eficiência dos clientes e das demandas para a Prefeitura do Recife. Neste sentido, construiu uma nova versão da Metodologia Emprel de Desenvolvimento de Software (MEDS), que introduziu práticas encontradas nos Modelos CMMI e MPS.Br, como também na Metodologia Ágil Scrum de gerência de projetos e times. A empresa introduziu vários indicadores que permitem a apresentação de gráficos, estatísticas de desempenho e aderência ao processo. "A adoção de práticas sugeridas pelos institutos não só permitem o reconhecimento através dos certificados reconhecidos internacionalmente, como também tem como objetivo a melhoria do serviço da empresa como um todo", afirmou Antunes.

O CMMI - O Modelo ajuda as organizações a otimizar seus processos por meio de indicações de um conjunto de práticas organizacionais. O Capability Maturity Model Integration é um quadro de melhoria de desempenho de classe mundial para organizações competitivas que desejam alcançar operações de alto desempenho. Empresas de 94 países já utilizam o CMMI para elevar o desempenho, os modelos do instituto já foram traduzidos para 10 idiomas e 11 governos ao redor do mundo investem na certificação para apoiar o desenvolvimento econômico dos seus países.

O MPS.BR - O MPS.BR é um programa mobilizador que foi criado em 2003 pela Softex para melhorar a capacidade de desenvolvimento de software nas empresas brasileiras. A iniciativa foi responsável pelo desenvolvimento do Modelo de Referência para Melhoria do Processo de Software Brasileiro (MPS-SW), que levou em consideração normas e modelos internacionalmente reconhecidos, boas práticas da engenharia de software e as necessidades de negócio da indústria de software nacional.

Reconhecimento - Desde 2014, a Emprel recebeu três prêmios em reconhecimento ao trabalho de modernização da empresa na atual gestão do Prefeito Geraldo Julio. O Portal da Transparência foi avaliado em 2014 como o melhor de todas as capitais, além de ter levado o 2º lugar dentre todos do Brasil, segundo ranking do Índice de Transparência publicado pela Associação Contas Abertas, que avalia o nível de transparência dos portais de informações públicas dos órgãos públicos no Brasil. O Portal de Finanças, também em 2014, ganhou o prêmio e-Gov 2014, Prêmio de Excelência em Governo Eletrônico, na categoria e-Serviços Públicos, com o trabalho "Atendimento ao Contribuinte - Aprimorando com o Compartilhamento do Conhecimento", submetido pela Secretaria de Finanças.

Em 2015 e 2016, a empresa recebeu o troféu de 1º lugar no Prêmio Ser Humano Paulo Freire, edição 2014 e 2015, com os s projetos "Avaliar para Desenvolver - Um desafio da gestão de pessoas na gestão pública" (2015) e "Gestão do Conhecimento: uma ferramenta sustentável para o fortalecimento do capital humano da Emprel" (2016), da Associação Brasileira de Recursos Humanos Pernambuco (ABRH-PE). Em 2015, foi a vez de receber a primeira certificação do Instituto CMMI, no nível 2 nas áreas DEV (desenvolvimento de softwares) e SVC (serviço).

Tags: