Gestores

PRESIDENTE

Bernardo D’Almeida

Nascido no Recife e formado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Bernardo Juarez D’Almeida, 47 anos, é auditor tributário do Tesouro Estadual desde 1994. Em 2008, ingressou no time do Governo de Pernambuco ao assumir a Gerência Geral de Ações Governamentais do Pacto pela Vida, cargo que ocupou até o final de 2010. Em janeiro de 2011, foi nomeado secretário executivo de Gestão por Resultados da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado. Ainda em 2011, a convite do então secretário de Planejamento e Gestão Alexandre Rebêlo, iniciou os trabalhos de construção dos Pactos pela Educação e pela Saúde.Também exerceu os cargos de Secretário de Justiça e Direitos Humanos, foi vice-presidente do Porto de Suape, secretário Executivo da SEFAZ-PE, secretário de Educação do Recife e atualmente ocupa o cargo de presidente da Emprel.

 

VICE-PRESIDENTE

Rafael Figueiredo Bezerra

Formado em Direito pela Faculdade Mauricio de Nassau, ele atuou como membro da Comissão de Prevenção e Combate à Corrupção da OAB/PE. Em 2013, ingressou na Procuradoria do Estado, através de concurso público. Em junho de 2014, assumiu a Gerência Geral de Assuntos Jurídicos da Secretaria de Educação do Estado. Foi Procurador Geral do Município do Recife, secretário Executivo de Transformação Digital e atualmente, é o CTO (Chief Technology Officer) da Prefeitura do Recife.

 

 

 

DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS

Diretor: Vitor Pavesi

É de responsabilidade da Diretoria de Administração e Finanças (DAF) elaborar proposta orçamentária e acompanhar execução, gerenciar e controlar as áreas fiscal, contábil, patrimônio, almoxarifado e arquivo geral. Assim como realizar as compras, elaborar e efetuar pagamentos, acompanhar a execução dos contratos e do setor de transporte, e ainda elaborar relatórios mensais sobre a Empresa Municipal de Informática (Emprel), acompanhar o bem-estar de todos os funcionários em parceria com seus departamentos e unidades operacionais. Além de, gerenciar, operacionalizar e humanizar a Emprel, em conjunto com as unidades operacionais, colaborando para o crescimento e desenvolvimento dos empregados, através do Programa de Desenvolvimento e Ações.

 

 

DIRETORIA DE INFRAESTRUTURA DE INFORMÁTICA

Diretor: Alyson Carvalho

A Diretoria de Infraestrutura de Informática (DII) tem a missão de projetar, instalar, manter e dar suporte à toda infraestrutura da Rede Corporativa da Prefeitura do Recife. Estão a cargo dessa diretoria, desde projetos de cabeamento estruturado, ativos de rede, Wifi, Telecomunicações dos servidores, ao armazenamento dos dados, do sistema de backups, dos sistemas operacionais e das ferramentas de análise e monitoramento dos serviços produtivos Suportando os Serviços Corporativos vinte quatro horas por dia, sete dias por semana de forma segura. A DII garante aos órgãos e secretarias do ambiente corporativo da Prefeitura e ao cidadão o acesso ininterrupto aos Sistemas e Apps da Prefeitura, bem como, o acesso corporativo à Internet.

 

 

DIRETORIA DE SISTEMAS FINANCEIROS TRIBUTÁRIOS

Diretora: Rosana Carvalho

A Diretoria de Soluções em Tecnologia da Informação (DSI) é a responsável por viabilizar soluções nas mais diversas tecnologias da informação para todos os órgãos da Prefeitura do Recife, tanto com desenvolvimento e manutenção próprias, quanto através de terceiros. Para isso, a DSI conta com um valioso quadro de especialistas nas várias tecnologias utilizadas, como soluções para dispositivos móveis, sistemas web, sites/portais, BPM (Business Process Manage), BI (Business Intelligence), geoprocessamento, bancos de dados, robótica, IoT (Internet of Things/sensores), entre outras. A DSI atua segundo a Metodologia Emprel de Desenvolvimento de Software (MEDS), processo de trabalho certificado internacionalmente (Modelo de Qualidade CMMI nível 3) e que adota o Scum (método ágil) como princípio e prática de trabalho, que somadas, proporcionam resultados ágeis e de qualidade nas suas entregas. Além do atendimento à Prefeitura, essa diretoria da EmpreI fornece o Conecta Recife, aplicativo móvel e portal, que integra diversos serviços digitais do executivo em um único canal, para oferecer diretamente ao cidadão e ao visitante da cidade acesso fácil e rápido a informações sobre o Recife.

 

 

DIRETORIA DE INOVAÇÃO ABERTA E GOVERNANÇA DE DADOS

Diretor: Breno Alencar

A Diretoria de Soluções em Tecnologia da Informação (DSI) é a responsável por viabilizar soluções nas mais diversas tecnologias da informação para todos os órgãos da Prefeitura do Recife, tanto com desenvolvimento e manutenção próprias, quanto através de terceiros. Para isso, a DSI conta com um valioso quadro de especialistas nas várias tecnologias utilizadas, como soluções para dispositivos móveis, sistemas web, sites/portais, BPM (Business Process Manage), BI (Business Intelligence), geoprocessamento, bancos de dados, robótica, IoT (Internet of Things/sensores), entre outras. A DSI atua segundo a Metodologia Emprel de Desenvolvimento de Software (MEDS), processo de trabalho certificado internacionalmente (Modelo de Qualidade CMMI nível 3) e que adota o Scum (método ágil) como princípio e prática de trabalho, que somadas, proporcionam resultados ágeis e de qualidade nas suas entregas. Além do atendimento à Prefeitura, essa diretoria da EmpreI fornece o Conecta Recife, aplicativo móvel e portal, que integra diversos serviços digitais do executivo em um único canal, para oferecer diretamente ao cidadão e ao visitante da cidade acesso fácil e rápido a informações sobre o Recife.

 

 

DIRETORIA DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Diretora: Ana Breda

A Diretoria de Transformação Digital trabalha em conjunto com a Secretária Executiva de Transformação Digital do Recife, sendo responsável por viabilizar soluções para simplificar o relacionamento do cidadão com a Prefeitura. Dessa forma, são utilizadas as mais diversas plataformas e tecnologias, tais como: portais web; apliativos responsivos; ferramentas de BPMS (automação de processos); BI (Inteligência de negócios); AI (Inteligência Artificial), RPA (automação robótica de processos); chats, entre outras. Neste contexto, a Diretoria é responsável pelas seguintes soluções: Portais institucionais de toda rede da Prefeitura; Portais de serviços; ferramentas para avaliação contínua dos serviços prestados e análise desses dados visando a melhoria; mecanismo de identificação única do cidadão para acesso a todos os serviços da Prefeitura através do Conecta Recife login; unificação dos dados e criar uma base única para facilitar o acesso as informações sobre e para o cidadão.

 

 

DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E ATENDIMENTO

Diretor: Alonso José

A Diretoria de Atendimento tem como função planejar e prover meios eficientes de atendimento e suporte aos clientes e usuários dos sistemas e equipamentos de informática da Empresa Municipal de Informática (Emprel). Além de definir e manter o processo de gerenciamento de demandas e portfólio de serviços, prestar consultorias e assessoramento técnico, produzir pareceres técnicos relativos às contratações de novos produtos e serviços de TIC, elaborar projetos e estudos relativos à Tecnologia da Informação e Comunicação, relacionar-se, com as entidades de representação e de fomento à TIC no âmbito público e privado visando a troca de informações ou serviços que venham beneficiar as iniciativas da Emprel:

• Diretoria de Atendimento ao Cliente (DAC)
• Analistas de Informática
• Depto de Atendimento ao usuário
• Unidade Operacional Atendimento de Campo
• Unidade Operacional Central Atendimento

 

    

ASSESSORIA JURÍDICA

Diretor: João Lobo

A Assessoria Jurídica tem a competência de assessorar juridicamente o diretor presidente, analisar e opinar os assuntos de natureza jurídica, respondendo, inclusive, consultas por solicitação dos diretores da Empresa Municipal de Informática (Emprel). É também atribuição da Assessoria Jurídica examinar e emitir pareceres sobre atos de dispensa e inexigibilidade de licitações, editais, contratos, convênios e parcerias a serem celebrados pela Emprel, prestando sempre que necessário suporte às áreas responsáveis quanto à fiscalização de contratos. Cabe ainda a Assessoria Jurídica representar, judicialmente e extrajudicialmente, a Emprel, buscando atender às demandas dos órgãos de controle, sobretudo, interpretar leis, regulamentos e orientar a Diretoria Executiva na sua aplicação, bem como quanto ao adequado cumprimento de eventuais decisões judiciais.

 

 

 

AUDITORIA E GOVERNANÇA

Auditor: Clóvis Farias

Advogado, atuou por 5 anos no Complexo Industrial Portuário Eraldo Gueiros Leite/Porto de Suape. Atuando como: assessor da Presidência, Gerente de Relações Institucionais e Coordenador de Contrato e Logística do Porto. Atuou, também, como Chefe de Gabinete na Secretaria de Educação do Recife e foi Coordenador Geral da Política da pessoa com deficiência do Estado de Pernambuco. Hoje, é Auditor Interno, coordena o monitoramento da empresa e é responsável pela atualização dos instrumentos de Governança da Emprel.