Alunos se preparam para apresentação de robótica na abertura da Campus Party

quarta-feira, 15 Julho, 2015 - 18:03

Vinte alunos da rede municipal de ensino do Recife que se destacam nas aulas do Programa Robótica na Escola estão se preparando, nesta semana e na próxima, para uma apresentação que deverá ser feita na abertura da 4ª edição da Campus Party Recife, no próximo dia 23. Divididos em quatro equipes, os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental estão participando de uma maratona de programação (Hackathon) para desenvolver comportamentos para os robôs humanoides. As apresentações preparadas pelos alunos passarão por uma prévia avaliação que será feita pelos organizadores da Campus Party. A melhor performance será escolhida para abrir o evento tecnológico. A Campus Party será realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, de 23 a 26 de julho. Serão 300 horas de conteúdos sobre tecnologia, inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e entretenimento digital.

Na apresentação preparada para a abertura da Campus, os alunos pretendem mostrar, de forma descontraída, as funcionalidades dos robôs humanoides, batizados de NAO (cérebro em chinês). Rock, pop e rap são alguns do gêneros musicais usados nos ensaios das performances. Gabriel Loureiro, 14 anos, estudante do 9º ano da Escola Municipal Rodolfo Aureliano, na Várzea,  está confiante de que seu grupo irá vencer. “Treinamos muito e preparamos uma apresentação com uma música atual e divertida. Tenho certeza que os participantes da Campus Party vão adorar”, disse o adolescente. A maratona de programação está acontecendo no Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania (Cetec) da Secretaria de Educação do Recife, localizado na Boa Vista.

Para o professor Cid Espíndola, que é um dos coordenadores do Programa Robótica na Escola, envolver os alunos em um evento como a Campus Party os motiva a se empenhar cada vez mais nos estudos. “No início das aulas de robótica, muitos deles estavam desinteressados, mas, no decorrer das aulas, os estudantes foram se envolvendo e percebendo que eles só têm a ganhar com os estudos”, avalia o docente.

Outros seis alunos vão ministrar três oficinas de robótica que incluem as três linhas que compõem o Programa Robótica na Escola: robótica de encaixe (Lego), humanoide e robótica livre (com robôs construídos com peças vindas da metarreciclagem). Durante a Campus, a Secretaria de Educação do Recife também promoverá oficinas de produção de vídeos de animação digital, levará mesas educativas que auxiliam na alfabetização das crianças e fará a cobertura das notícias da Campus Party através dos alunos. Cerca de mil estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) serão levados ao evento e participarão das oficinas, que também são abertas ao público.

A oficina de produção de vídeos de animação digital será ministrada por profissionais da Secretaria Executiva de Tecnologia na Educação (Sete) que trabalham com cinema no setor batizado de Sete Cine. Os alunos e demais participantes aprenderão a fazer vídeos por meio da técnica de Stop Motion, utilizada na produção de desenhos animados, por exemplo. A técnica utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado para simular seu movimento. Na oficina, tudo será feito através do Pivot, software livre que permite a produção de todas as etapas do vídeo, da produção das imagens até a edição.

A Secretaria de Educação também levará para a Campus duas mesas interativas que são usadas nas escolas e creches municipais para auxiliar a alfabetização dos alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, além de serem utilizadas com estudantes deficientes. Os equipamentos também facilitam o aprendizado de matemática, aliando os conteúdos da grade curricular a jogos interativos. Cada mesa comporta seis crianças por vez. 

Tudo que acontecer na feira de tecnologia será narrado, filmado e fotografado por 12 alunos que participam da cobertura da Campus Party Recife através do projeto Imprensa Mirim. Os estudantes vão produzir matérias, fotos e vídeos, que serão editados e postados no Facebook e no blog da Unidade de Tecnologia (Unitec) da Secretaria de Educação do Recife.

OUTRA AÇÕES DA PCR - A PCR participa e apoia o maior evento de tecnologia do Brasil pelo quarto ano consecutivo. Além da Secretaria de Educação do Recife, outras cinco secretarias e um órgão da Prefeitura do Recife estão envolvidas com a Campus Party. Com 150 m² de área, o estande da Prefeitura do Recife na Open Campus será composto por diversas atividades das Secretarias de Desenvolvimento e Empreendedorismo,  Meio Ambiente e Sustentabilidade, Saúde, Turismo e Lazer, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, além da Empresa Municipal de Informática (Emprel).

No estande da PCR, a Emprel disponibilizará o sinal de wifi do Conecta Recife para o público. Lançado em 2014, projeto leva a 74 pontos da cidade o acesso à rede livre e gratuita. Na Arena Campus, a Emprel lançou a 3º edição da maratona de programação, Hacker Cidadão. Os participantes do concurso precisarão desenvolver aplicativos a partir dos temas: Recife Bom de Bola, Transforma Recife, Acessibilidade e Mobilidade na Cidade de Pessoas com Deficiência, Diário Oficial, Recife Conte Comigo e Mãe Coruja.

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade fará um espaço interativo com tablets, projetor touch e óculos rift - usados para imergir o usuário na realidade virtual. Os equipamentos vão dispor cinco games ecológicos e passeios virtuais por atrativos do Jardim Botânico e pelo projeto do Parque Capibaribe. A intenção é usar a tecnologia para envolver o público com as questões ambientais. A Secretaria também vai propor desafios com temas de arborização, poluição sonora, mudanças climáticas e Unidades de Conservação da Natureza.  Será lançado o segundo EcoDesafio, um concurso para games ambientais. O valor total da premiação é R$ 60 mil, o dobro do que foi pago no ano passado.

Já a Secretaria de Turismo e Lazer irá contemplar os participantes da Campus com alguns serviços e passeios. Quem for ao evento vai poder conferir de perto o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Móvel dos dias 23 a 25. E estudantes da rede pública de ensino e integrantes do Hackathon poderão ainda ganhar passeios de sensibilização turística que serão realizados de ônibus e de catamarã.

A Prefeitura ainda conta com a parceria com a Sala do Centro de Recondicionamento de Computadores Marista (CRC) no qual serão realizadas oficinas de robóticas voltadas para os problemas da cidade, em sintonia com o conceito de Living Labs  que a Emprel usa para o Hackaton. No espaço, também terá coleta de metareciclagem para o descarte de lixo eletrônico. O público poderá levar seus computadores quebrados para serem requalificados.

Em relação à inclusão digital, a Campus disponibilizará duas salas com 25 computadores cada para realizarem oficinas com 50 idosos, no dia 25. Estas pessoas fazem parte do projeto Navegar é Preciso, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. O programa oferece, para turmas exclusivas para pessoas idosas, cursos de informática. Além disto, o grupo também fará uma visita guiada na parte voltada para os campuseiros, na Arena. No estande, haverá um caminho sensorial que mostrará como é a vida da pessoa com deficiência na cidade. A Secretaria ainda lançará, no evento, o Recife Conte Comigo, uma plataforma que visa qualificar os dados das pessoa com deficiência no município.

O estande da PCR contará ainda com uma Sala do Empreendedor voltada para orientar os empreendedores e os participantes que queiram tirar informações sofre o mundo do negócios. Além disto, também estarão presentes no local o Mãe Coruja - projeto que visa a redução da mortalidade materna e infantil -  e o Transforma Recife - plataforma de cadastro de voluntários e ONGs, com uma equipe disponível para explicar o funcionamento do projeto e cadastrar novos voluntários. O público também poderá observar a cadeira anfíbia, utilizada por pessoas com deficiência para que possam tomar banho de mar, no projeto Praia Sem Barreiras, coordenado pela  Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. 

Tags: