Belo Horizonte adota tecnologia do GO Recife

quarta-feira, 31 Maio, 2023 - 16:51

Com tecnologia desenvolvida pela Prefeitura do Recife, o intercâmbio entre prefeituras Brasil afora rende frutos e o sistema usado na plataforma recifense passa a ser usado também pelo governo municipal de Belo Horizonte.

Um caso de sucesso que nasceu na terra do frevo e desembarcou, esta semana, na terra do pão de queijo. O GO Recife agora é também: GO BH. A conexão entre as prefeituras do Recife e de Belo Horizonte permite que o Programa Geração de Oportunidade, genuinamente recifense, chegue para mais pessoas, fortalecendo os caminhos que levam para o emprego, para a geração de renda e à qualificação profissional. O sistema que integra toda a estrutura de funcionamento da plataforma foi colocado à disposição do governo municipal da capital mineira que passa a operar o programa batizado com o mesmo nome. 

Lançado em 2021, o GO Recife é um dos frutos do avanço da política municipal de transformação digital da capital pernambucana. A plataforma foi pensada e criada e é gerenciada pela equipe da Secretaria Executiva de Transformação Digital, que conta com a parceria da Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional. A plataforma é uma releitura das antigas ‘páginas amarelas’. Na web ou no celular, o GO Recife é uma porta aberta para novas possibilidades para quem busca e/ou oferece oportunidades de trabalho e renda. 

“Inovar é sempre algo desafiador e o GO Recife é um caso de sucesso. Aqui a gente decidiu que partilhar é a melhor maneira de fazer com que nossas ideias e iniciativas cheguem para mais e mais pessoas. Recebemos a Prefeitura de Belo Horizonte e disponibilizamos o nosso GO Recife para ser implantado em terras belo-horizontinas. Outras prefeituras têm nos procurado para conhecer a experiência que o GO Recife promove. Essa roda precisa girar e é nisso que a gente acredita”, pontua Rafael Figueiredo, diretor de tecnologia da Prefeitura do Recife (CTO). 

O intercâmbio com os belo-horizontinos sela o GO Recife como uma ferramenta digital que conversa de maneira eficaz com a população. Hoje, em terras recifenses, a plataforma permite o lançamento de vagas de emprego tanto pelas Agências de Trabalho quanto de empresas previamente cadastradas no próprio site. Essas vagas totalizam, neste momento, 119 vagas no mercado de trabalho prontas para serem ocupadas. São mais de 1.500 empresas cadastradas e aptas a lançarem suas oportunidades dentro do GO Recife e mais de 2 mil serviços disponibilizados por autônomos prontos para contratação imediata. 

O GO Recife atua em outras frentes. É possível disponibilizar o currículo para que mais pessoas possam conhecer os profissionais que estão em busca de oportunidades. Também é possível fazer cursos de capacitação gratuitos que são oferecidos pela Prefeitura do Recife e por empresas parceiras, como é o caso do GO Tá On oferecido pela UNINASSAU. “Esses são cursos curtinhos em várias áreas que podem ser disponibilizados pelo WhatsApp oficial da Prefeitura do Recife. Tudo na palma da mão de maneira simples e descomplicada. O negócio é usar a tecnologia a favor de quem mais precisa”, finaliza Rafael.  

Transformação Digital - O GO Recife faz parte de um conjunto de iniciativas da Prefeitura do Recife que apostam na transformação digital como política pública que facilita o acesso às informações de interesse público. E esse avanço ganhou impulso ainda em 2021 durante um dos períodos mais críticos da pandemia da Covid-19.

O sistema online de agendamento da vacinação contra o coronavírus, o Recife Vacina, foi o pontapé inicial de uma jornada que reúne hoje dez premiações e menções que validam o ineditismo e a importância da transformação digital. O sistema do Recife Vacina, ainda naquele primeiro ano de vacinação, foi colocado inteiramente à disposição para outras cidades brasileiras como contribuição recifense para o processo vacinal em todo país.  

O portal Conecta Recife, hub digital municipal, é uma outra frente que chegou no ano passado e que concentra num único espaço os mais de 500 serviços oferecidos pela Prefeitura do Recife. A parceria com o WhatsApp é outra forma de disponibilizar os serviços municipais reforçando a comunicação entre a prefeitura e as pessoas. 

O Atende Gestante, que entrou em funcionamento ontem (30.05), é um dos destaques do portal. Nele as gestantes e as mulheres que acabaram de dar a luz contam com o teleatendimento de uma equipe médica e de enfermagem para tirar dúvidas. O serviço é um desdobramento do Atende em Casa, que também foi implantado no período da pandemia e que evitou os deslocamentos e superlotação nas unidades de saúde da cidade. 

A inovação tecnológica coloca o Recife, em definitivo, no mapa nacional das cidades inteligentes. É no hub digital da prefeitura que estão o CredPop, Alerta de Chuva, Denúncia de LGBTfobia e de Racismo, agendamento na Academia Recife, Tarifa Social, Bora Testar, entre outros muitos serviços que agora podem ser acionados com a ponta dos dedos.