Concorrentes do 1º Ciclo de Inovação Aberta do Recife apresentam seus protótipos nesta sexta-feira (04.02)

quarta-feira, 2 Fevereiro, 2022 - 13:45

O 1º Ciclo de Inovação Aberta promovido pela Prefeitura do Recife chega ao final da sua segunda fase nesta sexta-feira (04.02), com transmissão pelo Youtube a partir das 9h para quem se inscrever no evento. Esta é a fase da Prototipagem, quando os 12 concorrentes selecionados na última peneira que compõe o desafio apresentarão seus protótipos em detalhes para a banca examinadora. A iniciativa faz parte dos trabalhos realizados pelo Esquadrão de Inovação e Transformação Aberta da prefeitura, o E.I.T.A! Recife. O objetivo é desafiar profissionais de diversas áreas a encontrar soluções inovadoras para os seguintes temas: Saúde, Infraestrutura, Esportes e bem-estar, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social. O Ciclo de Inovação Aberta do Recife é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), Secretaria Executiva de Transformação Digital (Setdigital) e pela Empresa Municipal de Informática do Recife (Emprel). Inicialmente, o desafio contou com a participação de 60 empresas inscritas.

A apresentação e defesa dos protótipos será online, uma medida de proteção contra a disseminação da covid-19. Além dos concorrentes, os interessados em acompanhar poderão ter acesso mediante inscrição prévia no site. A partir da classificação dos projetos na fase de Prototipagem, os selecionados passarão a desenvolver os protótipos funcionais para aplicação em formato experimental a partir do Produto Mínimo Viável (MVP) com investimento da Prefeitura do Recife de até R$ 40 mil para cada um dos projetos selecionados. Nessa fase, os projetistas terão condições de observar na prática como suas ideias funcionam dentro de um ambiente controlado e com as condições adequadas para os ajustes finais. 

A fase experimental dos MVPs contemplará os meses de fevereiro, março, abril e maio, quando serão apresentados os produtos funcionais em um evento que encerra o 1ª Ciclo de Inovação Aberta do EITA, sempre contando com acompanhamento das equipes técnicas da Sdecti,  Setdigital e da Emprel. Após um período de experimentação, o sucesso dos projetos aplicados passam para fase de Aceleração, podendo render ao final do Ciclo contratos de até  R$ 1,6 milhão junto à Prefeitura do Recife, conforme o Marco Legal das Startups. 

Conheça os desafios do 1º Ciclo de Inovação Aberta da Prefeitura do Recife:

- Como podemos aperfeiçoar a qualidade dos encaminhamentos realizados pelos profissionais de saúde?

- Como podemos reduzir o índice de abstenção dos pacientes no comparecimento aos exames e consultas reguladas?

- Como podemos monitorar e identificar, de maneira escalável e em tempo real, os defeitos no pavimento das vias do Recife, trazendo agilidade no direcionamento dessas demandas aos órgãos competentes?

- Como podemos aumentar o número de praticantes de exercício físico, diminuindo o custo da inatividade física que impacta diretamente a saúde na cidade do Recife?

- Como podemos estimular a colaboração dos cidadãos para solucionar diferentes tipos de poluições ambientais do Recife, trazendo equilíbrio ecossistêmico e bem estar social?

- Como podemos diminuir a fome em nossa cidade de maneira escalável e sustentável?

Programa E.I.T.A! Recife - O 1º Ciclo de Inovação Aberta do Recife compõe uma das quatro etapas gerais do Programa E.I.T.A! Recife. Inspirado em experiências vivenciadas em cidades como Londres (Inglaterra), São Francisco (Estados Unidos) e Melbourn (Austrália), o Esquadrão de Inovação e Transformação Aberta - E.I.T.A! Recife se propõe a ser um ambiente de construção participativa e colaborativa, entre poder público e sociedade, usando um dos métodos de gestão de processos criativos: a inovação aberta. Um ambiente propício para realizar conexões capazes de implementar soluções inovadoras.

No primeiro movimento rumo à inovação aberta, a Prefeitura do Recife buscou o engajamento dos servidores visando semear transformações significativas que mudem a perspectiva de uma gestão pública ainda mais ativa. Para além do Ciclo de Inovação Aberta lançado nesta quinta, outras duas futuras etapas envolvem parcerias com universidades e concursos Hackathons, por meio do concurso municipal Hacker Cidadão 2021. Para fechar a esteira dos quatro projetos da inovação, a Prefeitura do Recife vai apostar nos Living Labs, que visam experimentos de projetos pilotos para estudos de implantação em escala maior.