Emprel recebe o 1º lugar no Prêmio Ser Humano Paulo Freire

sexta-feira, 5 Junho, 2015 - 17:02

Após implantar um programa de desenvolvimento e avaliação de desempenho inovador na Prefeitura do Recife, a Empresa de Informática do Recife (Emprel) recebeu o reconhecimento pelo trabalho realizado. Na tarde desta quinta-feira (04), a empresa recebeu o troféu de 1º lugar no Prêmio Ser Humano Paulo Freire, edição 2014, da Associação Brasileira de Recursos Humanos Pernambuco (ABRH-PE). A solenidade aconteceu no 12º Congresso sobre Gestão de Pessoas de Pernambuco, no Centro de Convenções, em Olinda.

Na modalidade Gestão de Pessoas (Empresarial), a Emprel inscreveu o projeto intitulado "Avaliar para Desenvolver - Um desafio da gestão de pessoas na gestão pública". O projeto descreveu a implantação do Programa de Gerenciamento e Desenvolvimento dos Empregados (PGDE). Segundo o presidente da empresa, Eugênio Antunes, o modelo já está servindo de piloto para a reestruturação das avaliações de desempenho das secretarias municipais de Saúde e Administração e Gestão de Pessoas.

"A premiação que estamos recebendo tem dois sentidos: a certeza de que o caminho está sendo bem trilhado e o estímulo para continuarmos. Inclusive estamos levando este mesmo trabalho para competir na ABRH Nacional. Embora sejamos uma empresa na tecnologia da informação,  as pessoas são muito importantes. Para que as máquinas estejam funcionando de forma integrada, há uma grande equipe por trás. As pessoas são nosso maior patrimônio", afirmou Antunes.

O Prêmio Ser Humano tem o apoio do Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas. Desde 2007, são escolhidas as instituições com melhores práticas de gestão de pessoas e responsabilidade social do Estado nas categorias empresa, acadêmico e organização não governamental (ONG). "Precisamos reconhecer publicamente os gestores e acadêmicos que amam as pessoas. A seriedade do trabalho e o incentivo à gestão de pessoas é o nosso foco", afirmou a presidente da ABRH-PE, Larissa Lins.

O PGDE - No programa, os colaboradores da Emprel realizam avaliações trimestrais de desempenho que resultam em promoções e ganhos na carreira. O PGDE também  prevê a avaliação das equipes e gestores, o que ajuda na identificação de problemas e posteriormente, subsidia modificações na gestão. A iniciativa da Diretoria Administrativa e Financeira da empresa, é pioneira na Prefeitura do Recife.  

O Programa é iniciado através de capacitações sobre a gestão por competência com todos os funcionários. Após este primeiro momento, através de um software desenvolvido pela Emprel, o servidor realiza uma avaliação do seu trabalho através de quatro questões sobre temas como competência técnica e pessoal. Assim, o servidor atribui notas de 1 a 5, que representam conceitos de péssimo a ótimo.

A terceira fase consiste em uma reunião com o chefe do funcionário avaliado, para a realização de um feed back, que acontece fora do ambiente de trabalho, em um local preparado para este momento. Por fim, é feita uma avaliação do servidor em relação a sua atuação na equipe a qual pertence. Todas as etapas acontecem durante dois anos, tempo estabelecido para a evolução no Plano de Cargos e Carreiras.

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