Emprel leva o 1º lugar no Prêmio Ser Humano

quarta-feira, 25 Fevereiro, 2015 - 15:30

A Empresa de Informática do Recife (Emprel) ganhou o 1º lugar no Prêmio Ser Humano, na edição de 2014, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Pernambuco). A empresa foi premiada por causa do Programa de Gerenciamento e Desenvolvimento dos Empregados (PGDE), que começou a ser aplicado em 2013 com todos os funcionários. A solenidade de entrega do prêmio acontecerá em junho no 12º Congresso de Gestão de Pessoas em Pernambuco.

Na modalidade Gestão de Pessoas (Organização), a Emprel inscreveu o projeto intitulado "Avaliar para Desenvolver - Um desafio da gestão de pessoas na gestão pública". O Prêmio Ser Humano tem por objetivo, premiar e divulgar projetos, pesquisas, trabalhos acadêmicos, práticas profissionais e empresariais que apresentem contribuições efetivas para gestão e desenvolvimento das pessoas.

Para o Presidente da Emprel, Eugênio Antunes, o prêmio reforça o empenho da empresa em investir continuamente nos servidores. "O reconhecimento externo representa não apenas a certeza de que nossas ações têm qualidade, mas também o acerto da direção que estamos tomando. Continuamos a observar o que deu certo no projeto para intensificar os esforços ainda mais. O prêmio nos orgulha muito”, conta.

O PGDE - No programa os colaboradores da Emprel realizam avaliações trimestrais de desempenho que resultam em promoções e ganhos na carreira. O Programa de Gerenciamento e Desenvolvimento dos Empregados (PGDE) também  prevê a avaliação das equipes e gestores, o que ajuda na identificação de problemas e posteriormente, subsidia modificações na gestão. A iniciativa é da Diretoria Administrativa e Financeira, além de ser pioneira na Prefeitura do Recife.

O PGDE foi iniciado através de capacitações sobre a gestão por competência com todos os funcionários. Após este primeiro momento, através de um software desenvolvido pela Emprel, o servidor realiza uma avaliação do seu trabalho através de quatro questões sobre competência técnica e pessoal, por exemplo. No programa o servidor atribui notas de 1 a 5, que representam conceitos de péssimo a ótimo.

A terceira fase consiste em uma reunião com o chefe do funcionário avaliado, para a realização de um feed back, que acontece fora do ambiente de trabalho, em um local preparado para este momento. Por fim, é feita uma avaliação do servidor em relação a sua atuação na equipe. Todas as etapas acontecem durante dois anos, tempo estabelecido para a evolução no Plano de Cargos e Carreiras.

"Nosso maior objetivo não é simplesmente dar notas aos funcionários. Queremos desenvolvê-los individualmente e em suas equipes. Todos os conceitos regulares ganham sugestões, o que influencia diretamente nos bons resultados alcançados. Acreditamos que a meritocracia é o melhor caminho para a evolução na carreira. A sensibilização através da capacitação e a confiança dos servidores foi indispensável para o trabalho e também para ganharmos o prêmio", explicou o diretor administrativo e financeiro da empresa, Alexandre Feitosa.