Prefeitura do Recife inova no estande na Campus Party e traz estudantes para ensinar robótica

sexta-feira, 24 Julho, 2015 - 12:11

"A Robótica mudou a minha vida, abriu a minha mente. Hoje, eu consigo enxergar as coisas de outro um modo”, disse a estudante do oitavo ano da escola municipal São Cristóvão, Klesla Gomes, de 13 anos. Ela e mais sete alunos de escolas municipais foram selecionados, pela Secretaria de Educação, para participarem do estande da Prefeitura do Recife, na área Open da Campus Party. Os meninos e meninas estão mostrando, aos participantes, parte do funcionamento do sistema Arduíno, utilizado nos robôs humanoides.

Com 150 m² de área, o estande da Prefeitura do Recife é composto por várias ações integradas. Pela primeira vez nas quatro edições, a gesta traz serviços de diversas secretarias para a feira. Além das oficinas de robóticas e mesas interativas que estão presentes no dia a dia das escolas, os campuseiros podem desfrutar de cinco games ecológicos e fazer passeios virtuais pelo Jardim Botânico e pelo projeto Parque Capibaribe, orientados pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. O jogo campeão do Desafio EcoRecife, de 2014, a Turma do Mangue e Tal, está disponível para os participantes como um exemplo de como a tecnologia pode ser uma aliada no cuidado do meio ambiente.

No local, ainda pode ser vista a cadeira anfíbia, utilizada no projeto Praia Sem Barreiras, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), que utiliza da tecnologia para dar uma maior qualidade de vida para pessoas com deficiência. Os programas Mãe Coruja, promovido pela Secretaria de Saúde, e Transforma Recife, da SDSDH, estão com equipes voltadas para apresentar aos visitantes suas ações. Este último, ainda irá cadastrar novos voluntários e ONGs na plataforma digital que cruza as informações de quem quer prestar voluntariado e quem precisa de pessoas disponíveis para tais trabalhos. Os programas citados estão incluídos nos desafios do Hacker Cidadão. 

A SDSDH também participa com o projeto Navegar é Preciso que tem como objetivo promover a inclusão digital em pessoas da terceira idade. Na sexta-feira (24) e no sábado (25), às 9h, 100 alunos do programa irão passar por oficinas de inclusão digital e farão uma visita guiada pela Arena, área em que ocorrem as palestras e oficinas pagas. Um caminho sensorial está instalado no estande para que as pessoas percebam as dificuldades do cotidiano das pessoas com deficiência e se inspirem para encontrarem soluções para os desafios do Hacker Cidadão: Recife Conte Comigo e Recife Acessível.

Para os campuseiros que querem fomentar ou precisam de orientações para suas ideias, a Prefeitura do Recife disponibiliza, no estante, a Sala do Empreendedor. A ação é de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo, também coordenadora de todas as ações da gestão municipal na Campus. A Empresa Municipal de Informática (Emprel) está com o Conecta Recife, disponibilizando internet gratuita, via wifi, em todo o espaço.  

Tudo que acontecer na feira de tecnologia será narrado, filmado e fotografado por 12 alunos que participam da cobertura da Campus Party Recife através do projeto Imprensa Mirim. Os estudantes vão produzir matérias, fotos e vídeos, que serão editados e postados no Facebook e no blog da Unidade de Tecnologia (Unitec) da Secretaria de Educação do Recife.