Prefeitura do Recife agora tem novo e-mail corporativo

terça-feira, 2 Fevereiro, 2016 - 10:29

Nova ferramenta traz modernas funcionalidades para os servidores. No início de março, o e-mail entra planamente em funcionamento

Com uma interface atual e novos aplicativos, como a transmissão de reuniões ao vivo, o novo e-mail coorporativo da Prefeitura do Recife começou a ser implementado na última segunda-feira (25). A nova ferramenta, o Office 365, é da Microsoft e substitui a do Google, anteriormente utilizada na administração municipal. Em torno de 3700 e-mails estão sendo alterados. A migração será completa com a extinção da ferramenta anterior, no dia 29/02. A Empresa Municipal de Informática (Emprel) é a responsável por coordenar a ação.

O Google Drive, ferramenta para armazenamento nas nuvens de arquivos diversos, será substituído pelo One Drive, ferramenta da Microsft que utiliza todos os programas do Office, amplamente usado no ambiente offine. Para acessar o Office 365, basta entrar no link webmail.recife.pe.gov.br e digitar o e-mail (o mesmo do Google) e a senha que foi recebida no Google Gmail. Uma vez tendo acesso a ele, caixa de entrada já estará com os 120 últimos e-mails.

No novo e-mail, todos os arquivos e caixas serão migradas para nova plataforma, com exceção da lixeira e spam, assinatura, tarefas, e- mail maior que 25 megabytes, dados arquivados no computador e conversas no Google Hangout. Do Google Drive, não serão migrados formulários, fotos e mapas Google, histórico de propriedade de arquivos e pastas, versões, compartilhamentos externos, itens da lixeira, Labels (ex: favoritos) e arquivos maiores que 1.5 gigabytes.

A partir dia 01/02, os arquivos do Google Drive serão migrados completamente para a nova ferramenta. A migração poderá durar alguns dias, dependendo da quantidade e do tamanho dos arquivos armazenados. A transição completa da caixa de e-mails e os arquivos do Google Drive acontecerão gradativamente, durante todo o mês de fevereiro.