Emprel comemora 45 anos e investe mais de R$ 37,7 milhões na modernização dos serviços

quinta-feira, 11 Dezembro, 2014 - 07:00

Nos últimos dois anos, a empresa contribuiu para o novo modelo da gestão municipal e 

lançou diversos serviços para o cidadão recifense. (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

A Empresa Municipal de Informática (Emprel) comemora hoje (11), 45 anos a serviço da 

Prefeitura do Recife e dos recifenses. Em todos esses anos de trabalho, a empresa 

passou por muitas transformações, e desde 2013, realizou novas ações de apoio à 

profissionalização da gestão municipal, desenvolveu serviços para o cidadão e investiu na 

modernização de sua estrutura física. Em dois anos, foram investidos R$ 6,2 milhões em 

equipamentos e R$ 31,5 milhões em projetos e programas, principalmente com serviços 

de tecnologia da informação e comunicação (TIC), totalizando R$ 37,7 milhões. Em 

números comparativos, em 2011 e 2012 foram investidos R$ 22,3 milhões.

 

Em comemoração ao aniversário, foi realizada uma cerimônia com todos os 307 

servidores da empresa. Na ocasião, o Presidente Eugênio Antunes, descerrou a placa em 

homenagem aos 45 anos. Para ele, os dois últimos anos foram de desafios e novas 

realizações, tendo como grande marco desta comemoração o atendimento direto ao 

cidadão. “Com o Portal de Dados Abertos e o Conecta Recife estabelecemos uma ligação 

direta com o recifense. Atualmente não há nenhum serviço público que não necessite da 

tecnologia e estamos presente em todos eles”, afirmou.

 

A empresa é responsável por apoiar todas as iniciativas de tecnologia da informação e 

comunicação da administração municipal. Esse trabalho se dá por meio de vários 

mecanismos, entre eles o desenvolvimento e sustentação de sistemas, a hospedagem 

segura dos sistemas próprios e de terceiros, disponibilização de acesso à internet, 

serviços de correio eletrônico e automação de escritório, dentre outros que compõem a 

iniciativa de e-Gov do Recife.

 

A assessora Laís Loepert, homenageada no evento por ser a servidora mais antiga da 

Emprel, com 42 anos de trabalho, comemorou a data e fez um resgate da sua história na 

empresa. “Cheguei aqui com 20 anos como programadora, logo quando a Emprel comprou 

o primeiro computador da IBM de grande porte. Hoje vejo o quanto crescemos. Tivemos 

grandes investimentos nesses últimos dois anos que trouxeram inovação para nosso 

trabalho”, conta.

 

Destaques – Em 2013 e 2014, a Emprel desenvolveu novos projetos que mudaram a 

forma de trabalhar da empresa. O sistema da Secretaria de Finanças, através do Portal de 

Finanças, por exemplo, oferece ao recifense serviços como a emissão de extratos, guias e 

certidões e processa a arrecadação do município a cada 30 minutos, fazendo com que o 

contribuinte não necessite ir até o posto de atendimento, no edifício-sede da PCR. Já para 

a Secretaria de Educação foi implantado o sistema de diário de classe e de matrícula on-

line, permitindo ao cidadão efetuar a reserva de matrículas na rede municipal de ensino 

pela internet.

 

Na Campus Party de 2013 e 2014, a Emprel participou patrocinando o evento e através da 

realização dos concursos Hacker Cidadão 2.0 e Cidadão Inteligente.REC, que desafiaram 

os participantes a desenvolver aplicativos móveis e projetos conceituais trazendo soluções 

para cidade.

 

Neste ano, a nova Central de Serviços de TIC da Emprel está sendo implementada. O 

projeto vai trazer melhor qualidade e agilidade nos serviços, através da otimização no 

atendimento técnico de hardware, software e rede. O serviço está sendo montado com 

base nas melhores práticas de mercado, seguindo o modelo ITIL (Information Technology 

Infrastructure Library). A Central foi pensada para funcionar 24 horas por dia e sete dias 

por semana, visando dar assistência à PCR e aos serviços de natureza ininterrupta como 

Upinhas 24 horas, Defesa Civil e SAMU. O investimento total para realização deste serviço 

chegará a R$ 2,2 milhões por ano.

 

Quando falamos sobre desenvolvimento de sistemas, a Emprel possui dois grandes casos 

de sucesso que colocaram Recife no topo do ranking das cidades com maior transparência 

de dados. O Portal de Dados Abertos, que disponibiliza diversas informações da Prefeitura 

do Recife, se tornou referência para outros portais similares em todo país. Já o Portal da 

Transparência foi avaliado em 2014 como o melhor de todas as capitais, além de ter 

levado o 2º lugar dentre todos do Brasil. Além desses, a empresa acumula em seu 

portfólio o desenvolvimento de mais de 150 sistemas.

 

Para eventos realizados pela PCR foram desenvolvidos e implantados sistemas e sites 

como o Recife Bom de Bola, Jogos da Pessoa Idosa, Jogos dos Servidores, sorteio das 

Notas Fiscais Eletrônicas, além dos portais da Secretaria de Direito dos Animais, 

Secretaria de Educação, o Portal do Turismo e Recife Antigo de Coração.

 

Conecta Recife – O projeto Conecta Recife, iniciativa pioneira no Nordeste que leva 

internet wifi gratuita à 74 pontos da cidade, foi lançado em 2014 e revolucionou a forma do 

recifense se relacionar com a cidade. O serviço chega a 18 bairros em cinco regiões do 

Recife, em locais de grande circulação da população e pontos turísticos. Cada ponto 

suporta em torno de 100 usuários simultaneamente com qualidade suficiente para 

desempenhar tarefas como assistir vídeos, baixar arquivos, navegar na internet e nas 

redes sociais. Para instalação do sistema foram utilizadas as tecnologias mais modernas 

de wifi outdoor (em espaços abertos).

 

Emprel em números

• 24 horas x 7 dias na semana desde 1969;

• 150 equipamentos servidores;

• 160 TB de armazenamento;

• 80 Km de fibra ótica acesa;

• 150 sistemas e portais;

• 120 Milhões de Notas Fiscais eletrônicas processadas;

• Processamento de 320 mil carnês de IPTU e 300 mil carnês mercantis e 650 mil 

documentos de cobrança ao ano;

• Processamento da Folha de 36 mil funcionários da PCR;

• Central SAMU – 180 mil registros ano;

• Central 156;

• Central da Defesa Civil;

• 307 funcionários;

 

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