Aula básica sobre como usar o Conecta Recife chega à comunidade Vila Arraes, na Várzea

quarta-feira, 17 Maio, 2023 - 18:34

A ideia partiu da própria comunidade e a iniciativa é realizada, de maneira experimental, pela equipe da Secretaria Executiva de Transformação Digital em formato itinerante.

O Conecta Recife está sempre em movimento. O portal de serviços da Prefeitura do Recife se consolida como o hub digital municipal e traz como um dos seus pilares a acessibilidade. Para tornar o manuseio da ferramenta ainda mais fácil, uma equipe técnica da Secretaria Executiva de Transformação Digital aportou na comunidade Vila Arraes, no bairro da Várzea. Na mochila desses servidores: uma mini aula itinerante de como usar o portal. 

A necessidade de entender como usar o portal e acionar os serviços pela internet sem a necessidade de sair de casa, veio durante umas das reuniões do Promorar com a comunidade Vila Arraes - o Promorar é o maior projeto de requalificação urbana e social do Recife e que vai melhorar as condições de vida de 40 comunidades vulneráveis da cidade. 

“A gente entende que as barreiras para ingressar no universo digital são muitas. Existem questões relacionadas ao acesso à internet, ao aparelho celular compatível, além de questões socioeconômicas e o próprio analfabetismo digital. Nossos serviços, hoje, podem ser acessados digitalmente a partir do portal, mas consideramos vital a manutenção da interação física com as pessoas. Essa junção entre o físico e o digital a gente chama de “figital”, explica Rafael Figueiredo, diretor de tecnologia da Prefeitura do Recife e vice-presidente da Empresa Municipal de Informática (Emprel). “Nós, gestores públicos, precisamos estar cada vez mais perto da população e essa oportunidade de ensinar e de ajudar, a comunidade Vila Arraes é vista como uma oportunidade de ouro que esperamos levar para outras áreas da cidade”, conclui Rafael. 

De maneira experimental, a equipe da Secretaria Executiva de Transformação Digital atendeu ao pedido feito pela comunidade e aportou na sede da ONG Gris para explicar, de maneira didática, como funciona o portal, o que é possível acessar a partir dele sem precisar sair de casa. 

Esse é o primeiro movimento itinerante do Conecta Recife, indo até às pessoas onde elas moram, visa facilitar o acesso à informação de interesse comum a todos os cidadãos. A iniciativa se junta a uma outra importante frente de atendimento da Prefeitura do Recife: os Espaços Conecta. A versão física do portal de serviços da Prefeitura do Recife está hoje presente em quatro lugares: Compaz Dom Helder Câmara (Joana Bezerra),Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro) e no Expresso Cidadão do Shopping Riomar (Pina). Todos funcionam de segunda a sexta, das 08h às 16h, e aos sábados, das 08h às 12h.