Comitê inaugura novo modelo de trabalho para a Copa

quinta-feira, 18 Abril, 2013 - 14:52

“A partir de agora, o trabalho da Prefeitura para as copas do Mundo e das Confederações será feito de forma integrada, com monitoramento sistemático das ações e um calendário de reuniões permanentes. É um novo modelo de acompanhamento, que vai mobilizar todo o governo em torno do tema”. A afirmação do prefeito Geraldo Julio define a importância do Comitê Gestor da Copa no Recife, instalado na manhã desta quinta (18). O grupo reúne 21 secretarias e órgãos municipais, além de cinco convidados permanentes, com o objetivo de planejar e executar as ações relativas à Copa do Mundo da FifaTM e à Copa das Confederações da Fifa.

De acordo com Geraldo Julio, o desafio da Prefeitura é desenvolver um ritmo de trabalho semelhante ao do Governo do Estado, que permitiu a antecipação em oito meses da entrega da Arena Pernambuco, entre outros avanços. “Já assumimos várias tarefas desde o primeiro dia da nossa gestão, mas, com o Comitê, a forma de trabalho vai mudar. Queremos assegurar uma belíssima apresentação do Recife nas copas do Mundo e das Confederações”, pontuou o prefeito.

O gestor destacou uma série de ações já em andamento, como o cuidado com as rotas protocolares, os planos de segurança e de assistência à saúde, as melhorias no trânsito e a melhoria na drenagem, com 10 mil m2 de canaletas desobstruídas e a limpeza nos canais e córregos; bem como as ações de mobilidade e iluminação pública. “Recife e Pernambuco terão o maior legado da Copa dentre as cidades-sede, ganhando uma nova centralidade de desenvolvimento que equilibra a Região Metropolitana, além de grandes obras de infraestrutura e o incremento ao turismo”, argumentou Geraldo Julio.

A coordenação do Comitê, que fez sua primeira reunião de trabalho logo após a instalação, fica a cargo do secretário de Esportes e Copa do Mundo, George Braga. O secretário destacou a importância de fazer a população se sentir parte da Copa. “É impossível levar todos ao estádio, mas podemos levar o ‘clima’ do evento para toda a cidade. Para isso, vamos fazer as exibições públicas dos jogos em nove pontos, em conjunto com o São João: praça do Arsenal, Parque Dona Lindu, Sítio Trindade, Pátio de São Pedro, Nascedouro de Peixinhos, orla de Brasília Teimosa, praças da Várzea e de San Martin e escola Jordão Emerenciano, no Ibura”, afirmou Braga.

Além das exibições públicas, as outras ações prioritárias da PCR para a Copa das Confederações da Fifa são as melhorias das 22 rotas protocolares (que interligam Aeroporto, Arena, Hotéis Oficiais e Campos Oficiais de Treinamento-COTs), com recapeamento, troca de placas de concreto, drenagem, limpeza e sinalização; o Plano de Coleta e Descarte de Resíduos Sólidos; as reformas nos COTs; e a organização do trabalho dos 1540 voluntários selecionados para atuar no Recife.

Para a Copa do Mundo da FifaTM, as atribuições da Prefeitura incluem a organização do Fifa Fan FestTM; a construção da Via Mangue, obra que melhora a ligação entre a rede hoteleira da Zona Sul e a área central da cidade; e o trabalho de receptivo turístico, com a reforma de sete Centrais de Atendimento ao Turista (Aeroporto, TIP, Praça do Arsenal, Mercado de São José, Pátio de São Pedro, Pracinha de Boa Viagem, Parque Dona Lindu) e a implantação de uma nova Central na Bomba do Hemetério. Recursos federais serão buscados para melhorar a sinalização turística e investir na qualificação profissional.

O Comitê Gestor será formado por representantes dos seguintes órgãos, sob a coordenação da Secretaria de Esportes e Copa do Mundo:

    Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos;
    Secretaria de Turismo e Lazer;
    Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano;
    Secretaria de Educação;
    Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos;
    Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano;
    Secretaria de Cultura;
    Secretaria de Imprensa;
    Secretaria de Saúde;
    Secretaria da Juventude e Qualificação Profissional;
    Secretaria da Mulher;
    Secretaria de Segurança Urbana;
    Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade;
    Secretaria de Governo e Participação Social;
    Secretaria de Planejamento e Gestão;
    Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb)
    Conselho de Administração da Agência Recifense para Inovação e Empreendedorismo;
    Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU);
    Empresa Municipal de Informática (Emprel)
    Guarda Municipal do Recife

Convidados permanentes:

    Câmara dos Vereadores do Recife
    Controladoria Geral do Município
    Secopa-PE
    Federação Pernambucana de Futebol
    Prefeitura de São Lourenço da Mata