Compaz Ariano Suassuna ganha horta orgânica de referência

quarta-feira, 6 Junho, 2018 - 19:27
Os usuários do Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, colocaram a mão na terra, nesta quarta-feira (06), para semear uma horta orgânica de referência dentro do equipamento municipal. A atividade marcou a inauguração do espaço de cultivo, criado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA), em parceria com a pasta de Segurança Urbana. No mesmo ato, também foi lançado o aplicativo Replant, para compartilhamento de hortas e produtos. Juntos, os projetos buscam capacitar as pessoas nos processos de plantio e incentivar a instalação de hortas domiciliares e coletivas na cidade.
 
Segundo o secretário da SDSMA, Bruno Schwambach, a horta de referência vai contar com a colaboração dos usuários do Compaz e busca disseminar a cultura verde. “A ideia é ensinar as pessoas como fazer uma horta própria ou coletiva e elas levarem essa informação até a sua comunidade e replicarem a prática. É uma ação que vai melhorar a vida delas com uma alimentação mais saudável e mais sustentável. Também estamos lançando um aplicativo para conectar as pessoas que fazem esse cultivo em casa com outras hortas coletivas. A horta do Compaz é uma referência e o aplicativo também para quem quiser aprender e compartilhar alimentos”, afirmou Schwambach, lembrando que a agenda integrou às ações comemorativas do Dia do Meio Ambiente, intituladas Junho Verde.
 
A nova horta foi implantada por meio de uma compensação ambiental, e conta com uma área de 54m2, onde são cultivados 17 tipos de vegetais, como couve, tomate, coentro, pimenta, hortelã, cenoura, manjericão e cebolinha. O projeto é alinhado com o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, e envolve os usuários e gestores do equipamento no cultivo de alimentos agrícolas e ervas medicinais. A intenção é promover o acesso à alimentação adequada com foco em priorizar famílias e pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.
 
A aposentada Severina Jacy, aprovou a iniciativa e garantiu que vai estar atenta ao desenvolvimento das mudas e sementes colocadas no local. “Achei muito importante criar essa horta orgânica no Compaz, pois vai incentivar uma alimentação mais saudável para crianças, adultos e idosos. O melhor é que todos tenham em casa um jardim, uma hortinha, onde possam ter acesso a verduras. Aqui, todos vão poder aprender como fazer isso. Estamos muito contentes com a horta e vamos cuidar bem dela”, disse Jacy, pouco antes de ajudar no plantio das hortaliças.  
 
Pelos dados divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde, apenas 35,8% dos adultos consomem regularmente alimentos saudáveis, como frutas, verduras e legumes no Recife. Para reverter esse quadro de hábitos alimentares dos recifenses, o projeto de hortas também vai viabilizar a capacitação de pessoas nos processos de plantio. Para se ter ideia do alcance da iniciativa, só o Compaz Ariano Suassuna realiza, em média, 40 mil atendimentos por mês.
 
Aplicativo Replant – Vencedor do Hacker Cidadão 5.0, desafio tecnológico promovido pela PCR, o aplicativo Replant também será lançando nesta quarta, no Compaz. A ferramenta foi desenvolvida por estudantes do curso de Sistemas de Informação da UFRPE e da Faculdade Esuda. Ele auxilia o usuário na criação de hortas e jardins verticais, disponibilizando informações sobre o que e como plantar. Os usuários ainda podem dizer onde estão localizadas as suas hortas, o que há nelas, compartilhar experiências e produtos. A SDSMA, que premiou a equipe desenvolvedora com R$ 6 mil, pretende aumentar a resiliência da cidade estimulando a agricultura orgânica.