Conecta Recife App ultrapassa a marca dos 10 milhões de acessos

quinta-feira, 8 Julho, 2021 - 10:55

Na batuta do aplicativo genuinamente recifense, criado e gerenciado pela Emprel, 

uma mulher antenada com seu tempo.

 

O Conecta Recife App ultrapassa a marca dos 10 milhões de acessos e mais de 442 mil downloads. O hub digital da Prefeitura do Recife  se consolida e comemora os resultados de uma aposta nada aleatória. O planejamento e o investimento na transformação digital vem desempenhando um papel fundamental de suporte às políticas públicas municipais. No caso do Conecta, são mais de 150 serviços de todo o Executivo Municipal na palma da mão dos cidadãos e cidadãs, acessível gratuitamente tanto para celulares do modelo iOS como Android. Prata da casa, o aplicativo foi desenvolvido há uma ano e é gerenciado pela Empresa Municipal de Informática (Emprel). Mas, quando se fala em desenvolvimento e soluções tecnológicas, o imaginário tende a sabotar o senso comum e de pronto o perfil estereotipado que vem à mente é de um rapaz jovem. 

Na contramão desse pensamento limitador, o Conecta Recife é resultado do trabalho de Cristiane Gomes. Analista de Informática, Mestra em Sistema de Informação, servidora da Emprel desde novembro de 1984, 63 anos de idade e muita disposição para continuar inovando. Cris, como carinhosamente é tratada pelos colegas de trabalho, é a projetista do aplicativo municipal que tem ganhado cada vez mais espaço e importância. Os 37 anos de casa conferem a ela a expertise de quem sabe o que é preciso e é possível de ser feito levando sempre em consideração que tecnologia é feita por pessoas e para pessoas. 

“O Conecta Recife é fruto do amadurecimento de ideias que conduzem hoje os serviços oferecidos ao cidadão a um ambiente digital seguro, ágil, moderno e que tem tudo a ver com esse momento de transformação digital que a Prefeitura do Recife vem passando. Investir no nosso capital humano e em inovação são ativos de extrema importância na construção de novas políticas públicas. O Conecta é o exemplo de tudo isso e continuaremos avançando. É nesse sentido que trabalhamos”, explica Bernardo D’Almeida, presidente da Emprel.

 O Conecta Recife App reúne mais de 150 serviços públicos das mais diversas áreas do Executivo Municipal que nasceu da ideia de tornar a Prefeitura do Recife ainda mais próxima das pessoas. O aplicativo permite o acesso do cidadão à  prefeitura de maneira mais rápida, segura e transparente. Assim como toda ferramenta tecnológica, o Conecta continua evoluindo e, somente este ano recebeu seis novas funções: Recife Vacina, CredPop, AME Recife, Recife Emprega, Quero Impactar e Denuncie Aqui (voltado para a identificação de possíveis focos do mosquito transmissor da dengue). 

“O objetivo veio da necessidade de tornar os serviços da prefeitura acessíveis de maneira prática e direta ao seu público final, que é o cidadão É gratificante demais saber que o Conecta Recife, que é fruto de tantos estudos e pesquisas, hoje é uma realidade que converge cada vez mais os serviços da prefeitura num único ambiente”, pontua Cristiane, que hoje ocupa o cargo de Gerente do Conecta Recife. 

Com tanto tempo de serviço na Emprel, Cris acompanhou as muitas mudanças de uma das ciências que mais evoluem na atualidade: a tecnologia. “O mais importante durante esse período é que eu me importei em me manter atualizada, porque no ambiente da tecnologia as mudanças acontecem muito rapidamente. Meu tempo de serviço não causa nenhum descompasso em relação às gerações que hoje dividem comigo o dia-a-dia do trabalho. Muitas vezes meus colegas de trabalho são mais jovens que os meus filhos”, comenta Cris. “A vantagem de estar a mais tempo numa instituição é o conhecimento que a gente tem sobre as potencialidades dela”, completa. 

Para o futuro Cris não vacila e dispara: “Ainda temos muito o que fazer dentro do Conecta”. Esta é a visão de quem sabe que as possibilidades de crescimento do Conecta Recife App são gigantes. Mas, o sucesso do Conecta é sinônimo de que a transformação digital dentro da Prefeitura do Recife conta com quem entende bem do riscado. 

 
Tags: