E.I.T.A Recife é destaque como case de inovação aberta em evento do Tribunal de Contas da União

sexta-feira, 1 Abril, 2022 - 15:33

Recife é a primeira cidade do Brasil a iniciar um ciclo de inovação aberta para desenvolver soluções para os problemas da cidade, com base no novo Marco Legal das Startups. O ciclo, nomeado de E.I.T.A. Recife (Esquadrão de Inovação e Transformação Aberta), foi apresentado, nesta quinta-feira, (31) pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Dubeux, durante o 2º Diálogo Público do Tribunal de Contas da União (TCU), durante o “TCU Mais Cidades”, e foi apontado pelo evento como um case de sucesso na administração pública brasileira no segmento de tecnologia e inovação. O programa teve o tema: “Compras públicas de Inovação pelo novo Marco Legal das Startups”. 

 

O secretário municipal apresentou o modelo, as etapas e os benefícios que os projetos e soluções inscritos no E.I.T.A. poderão proporcionar ao Recife e aos cidadãos. Em novembro do ano passado, a Prefeitura lançou o desafio público de inovação aberta com seis temáticas para que startups pudessem desenvolver soluções tecnológicas e inovadoras, envolvendo as áreas de Saúde, Infraestrutura, Esporte e Bem-Estar, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social. 

 

Quem participa do desafio tem a vantagem de participar de um processo colaborativo com uma comunidade de especialistas, formar networking e ainda ter produtos que impactarão positivamente na vida da população. A premiação dos projetos podem chegar a R$ 240 mil e as contratações podem ser de até R$ 1,6 milhão.

 

Na opinião de Rafael Dubeux, a tecnologia tem proporcionado a melhoria da qualidade de vida para as pessoas. “Não há dúvida que a incorporação crescente de tecnologia pode permitir que a gente dê um salto de qualidade para a população da cidade. A capital tem um cultura empreendedora digital muito grande e o Porto Digital, maior parque tecnológico da América Latina, com mais de 300 empresas instaladas, cria um ecossistema de inovação contínuo”, detalhou o secretário municipal.

 

O Programa “TCU Mais Cidades” busca aproximar o órgão regulador dos gestores municipais, contribuindo para a qualificação de equipes na administração pública nas diversas esferas, municipal, estadual e federal.

 

E.I.T.A! RECIFE - Além da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o trabalho realizado pelo E.I.T.A. é coordenado pela Secretaria Executiva de Transformação Digital em parceria com a Empresa Municipal de Informática, a Emprel. De maneira transversal, integrativa e participativa, a iniciativa conta com o envolvimento direto de todo o Executivo Municipal, incluindo as instituições da Administração Indireta. O objetivo das iniciativas traçadas dentro do E.I.T.A. tem o cidadão e a cidadã no centro de todas as tomadas de decisões e a tecnologia como ferramenta que proporciona o exercício da cidadania digital.