Emprel realiza primeira reunião técnica para implantação do sistema Recife Vacina em Maceió (AL)

quarta-feira, 5 Maio, 2021 - 18:55

A Prefeitura de Maceió é a primeira a fechar acordo de cooperação técnica com a Prefeitura do Recife para receber gratuitamente o sistema Recife Vacina. Ancorado dentro do Conecta Recife, o sistema de agendamento de vacinação contra a convid-19 foi oferecido pelo prefeito João Campos dentro da Frente Nacional de Prefeitos.

Para multiplicar as forças de combate à covid-19, a equipe da Empresa Municipal de Informática do Recife (Emprel) realizou na última semana de abril visita técnica à Secretaria Municipal de Saúde de Maceió. O encontro faz parte do cronograma para exportar de forma gratuita a tecnologia recifense que permitirá ajudar a organizar os processos de imunização, evitando filas e aglomerações, na capital alagoana. Com a parceria, Maceió será a primeira cidade do país a ter a cessão para utilizar o sistema Recife Vacina, um dos serviços ofertados dentro do Conecta Recife App, disponibilizado a partir da assinatura do convênio de mútua cooperação técnica entre as respectivas capitais.  

Criado pela Prefeitura do Recife, o Recife Vacina é fruto do trabalho desenvolvido pela Emprel e a Secretaria Executiva de Transformação Digital. O sistema de cadastro e agendamento da vacina contra a convid-19 está ancorado dentro do Conecta Recife App, hub digital da Prefeitura do Recife com mais de 150 serviços que podem ser acionados pela população dentro do ambiente digital. A autonomia do sistema permite que a Emprel hospede o Recife Vacina com a segurança digital necessária e que a Executiva tenha o controle operacional e de produção de dados. 

Com esse enfoque técnico, participaram da reunião junto com representantes do governo maceioense, o diretor de Infraestrutura de Informática da Emprel, Jorge Pinto, e o diretor de Atendimento ao Cliente, Alonso Silva, com apoio da Secretaria de Saúde do Recife, Amanda Madeiro.  O encontro foi uma sugestão lançada pelo presidente da Emprel, Bernardo D'Almeida, para fomentar a transformação digital na capital vizinha, processo que já vem acontecendo dentro da Prefeitura do Recife.  

Com o convênio entre as cidades, Maceió terá um sistema de vacinação idêntico ao Recife Vacina. O sistema fica hospedado dentro do Conecta Recife App, por onde é possível realizar o cadastro e o agendamento dos grupos elegíveis para vacinação contra o novo coronavírus. Além disso, por meio do sistema genuinamente recifense, a Prefeitura de Maceió terá as ferramentas necessárias para realizar uma gestão ainda mais eficiente no controle do estoque e demanda dos imunizantes, evitando, por exemplo, o desperdício de doses, a suspensão do serviço de maneira programada e com o mínimo de impacto possível para a população. A partir do sistema, também será possível diminuir os riscos de aglomerações, filas nos centros de vacinação e demora no atendimento.  

A tecnologia foi configurada pela Emprel para a realidade de Maceió. Ainda seguindo a referência tecnológica, foi exportado também o Live Chat para a população se comunicar, tirar dúvidas, ser orientada sobre o processo de agendamento e vacinação, podendo ainda fazer consultas pós-imunização, como ocorre na capital pernambucana. “Apresentamos para a equipe da Secretaria de Vigilância em Saúde de Maceió a experiência do sistema Recife Vacina como parte integrante do nosso hub digital, o Conecta Recife. Esse intercâmbio digital à serviço da população é de um valor imensurável. Estamos cedendo nossa tecnologia para um bem muito maior”, comentou o diretor Alonso Silva. 

REFERÊNCIA - A gestão municipal investiu em um sistema 100% digital para gerenciar o processo de imunização na cidade. Através do Recife Vacina, sistema que fica dentro do Conecta Recife, é possível realizar o cadastro e o agendamento dos grupos elegíveis, além de fazer uma gestão eficiente no controle do estoque e demanda dos imunizantes, evitando, por exemplo, o desperdício de doses, a suspensão do serviço, aglomerações e filas nos centros de vacinação. 

DOAÇÃO - No último dia 30 de março, quando o prefeito João Campos tomou posse como vice-presidente de Relações Institucionais do Consórcio Conectar, ele próprio disponibilizou o sistema de vacinação Recife Vacina para outros municípios que quisessem organizar os seus processos de vacinação de forma digital, evitando filas e aglomerações. O Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar) foi instituído pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) com o objetivo de promover a aquisição dos imunizantes pelos municípios brasileiros para combater a covid-19.