Emprel, UFRPE, UFPE e Instituto INOV assinam Protocolo de Intenções na área de TIC

quinta-feira, 6 Junho, 2019 - 14:00

O Diretor Presidente da EMPREL, Eugênio Antunes, assinou na última sexta-feira, 31 de Maio, protocolo de intenções em conjunto com a UFRPE, UFPE e o Instituto INOV de Lisboa, Portugal, visando a promoção da colaboração das instituições nas áreas específicas de Transformação Digital, Gestão da Tecnologia da Informação, Gerenciamento de Projetos, Governança de TIC e Arquitetura Corporativa.

Participaram da cerimônia de assinatura representando as suas instituições a reitora da UFRPE, professora Maria José de Sena, o pró-reitor de Comunicação, Informação e TI da UFPE, Décio Fonseca, o professor Hermano Perrelli de Moura da UFPE e o professor Alixandre Santana da UFRPE . O evento contou ainda com a participação do Instituto INOV de Lisboa, Portugal, representado pelo professor Miguel Mira, por videoconferência. Pela EMPREL estavam presentes ainda na cerimônia, o diretor da DSI, Rogério Aguiar, a diretora da Assessoria Jurídica, Charlotte Carvalho, e os gestores Tai Mu Shih e Petrônio Medeiros.

Na ocasião, o professor Alixandre Santana, responsável pelo protocolo na UFRPE, apresentou o primeiro projeto de pesquisa aplicada na área de arquitetura corporativa, tema de sua tese de doutorado pela UFPE em parceria com a Universidade de Bamberg, na Alemanha. A iniciativa conta ainda com a colaboração do aluno de doutorado do centro de informática da UFPE e funcionário da EMPREL, Petrônio Medeiros, cujo projeto de doutorado é na mesma área.

De acordo com o professor Alixandre Santana, a assinatura do documento é mais um passo no esforço para aproximar as instituições de ensino e pesquisa na transferência de conhecimento da academia para a prefeitura municipal/mercado e vice-versa.

“A aproximação da academia com o ambiente empresarial cria uma cooperação que beneficia a todos os envolvidos. Para a EMPREL é uma oportunidade de renovação, evolução e consolidação de práticas de gestão e aplicação de novas tecnologias.”, destaca o presidente da EMPREL, Eugênio Antunes.
 

Tags: