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É sabido que as organizações da Administração Pública devem acompanhar as transformações ocorridas com a sociedade e o mundo empresarial.
Gerir os conhecimentos dos negócios da Empresa Municipal de Informática do Recife - Emprel foi o objeto motivador para implantar um programa que pudesse preservar os conhecimentos geridos tacitamente pelos empregados, como também torná-los explicito de forma que fossem armazenados na empresa nos seus processos, sistemas e documentos aumentando a capacidade produtiva e alavancando resultados para a organização.
Utilizar um sistema eficaz de gestão do conhecimento na administração pública é preservar as memórias organizacionais. Apesar da Emprel está inserida na gestão pública a ambiência está sendo preparada para possuir uma cultura e um ambiente voltados para a aprendizagem organizacional.
A implantação do Programa de Gerenciamento dos Negócios da Emprel-GECONE está sendo desenvolvido com a aceitação dos empregados, estimulando e ampliando os conhecimentos de todos de maneira democrática, onde as pessoas são valorizadas pelas suas contribuições.
Toda a população da Emprel que abrange um total de 300 empregados será beneficiada com o GECONE, como também uma média de 35.000 servidores da Prefeitura Municipal do Recife através da Escola do Governo – instituída pela Lei Municipal n. 17.108/2005, que tem por finalidade desenvolver a permanente capacitação dos servidores municipais.
A iniciativa da implantação se deu:
Todo empenho para a eficácia do programa GECONE adveio da Diretoria Administrativa e Financeira, da Presidência, da Diretoria de Sistema e Informação e a Unidade de Gestão de Pessoas.
Os resultados do GECONE analisados junto a Emprel envolve aos fatores de eficácia organizacional que são: produtividade, eficiência, lucro/rentabilidade, desenvolvimento e crescimento do capital intelectual.
Para Stewart (1998) o conhecimento sempre foi importante, não é à toa que somos o homo sapiens, o homem que pensa. E o autor continua contribuindo, comentado que ao longo da história, a vitória ficou nas mãos de pessoas que estavam na vanguarda do conhecimento. Para tanto, o gestor ou responsável, por cada diretoria da Emprel, identificou e analisou os empregados que quiseram participar do programa como multiplicadores, com base no conhecimento pré - existente, nas experiências do candidato e na relevância do conteúdo a ser disseminado. Mapearam-se seis “negócios” com intuito de disseminar os conhecimentos que tacitamente encontravam- se com os empregados. Destacando-se: Protocolo Unificado, 5s, SISPRO, Plataforma para Desenvolvimento de Aplicativos Móveis, Segurança da Informação (Noções básicas, Dicas de Segurança de TIC e aplicabilidade do RISI) e Melhoria na Performance de Recursos de Informática.
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