GO Recife de malas prontas para Belo Horizonte e Porto Alegre

terça-feira, 9 Agosto, 2022 - 09:18

A Prefeitura do Recife, por meio da Emprel, assinou um termo de intenções para o compartilhamento da plataforma Geração de Oportunidades - GO Recife com as cidades de Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS). A solenidade, que aconteceu em Porto Alegre, no evento Smart Gov Sul, promovido pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI), nos dias 03 e 04 de agosto, destacou cases de sucesso dos municípios, além de apresentações de produtos e serviços de empresas patrocinadoras.

 

O documento foi assinado por Alonso Silva, Diretor de Planejamento e Atendimento ao Cliente da Emprel, representando o Recife; Leandro Garcia, presidente da Anciti e também presidente da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel); Adriano Faria, secretário de Desenvolvimento Econômico da capital mineira; e por Letícia Batistela, presidente da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa).

 

Alonso Silva conta que recebeu os “parabéns de todos os gestores presentes pela importante iniciativa da Prefeitura do Recife, que mostra um excelente e ímpar case de sucesso de transformação digital, empreendedorismo e apoio aos cidadãos, especialmente os mais necessitados, demonstrando o alinhamento da ação e discurso da gestão, melhorando e gerando oportunidades para a população recifense”.

 

De acordo com Adriano Faria, a iniciativa ampliará a oferta de empregos e cursos na cidade. “Graças a esta parceria com Recife, conseguiremos disponibilizar muito em breve, uma ferramenta extremamente útil para a população. Por meio do novo portal, as pessoas terão acesso facilitado para encontrar as vagas de trabalho disponíveis na cidade, acessar os cursos de qualificação da prefeitura e de parceiros e os microempreendedores poderão divulgar seus produtos e serviços. Tudo integrado na mesma plataforma”, afirmou.

 

O GO Recife está dentro do conceito conhecido como ‘‘figital’, ou seja, suas ações reúnem tanto iniciativas digitais, como o aplicativo e o site que vão fazer o match de empregos e renda na cidade, como ações e serviços físicos, os cursos presenciais de empreendedorismo e qualificação que serão disponibilizados por parceiros, além da Arena GO, local pensado para reunir os serviços que auxiliarão os trabalhadores e empreendedores a impulsionar sua carreira. 

 

A plataforma faz uma releitura das tradicionais agências de emprego, trazendo uma versão para o mundo digital, onde os trabalhadores autônomos podem divulgar seu trabalho e as empresas podem divulgar suas vagas de emprego. Além disso, o objetivo dessas prefeituras parceiras, é ofertar vagas de formação, para aprendizagem ou aprimoramento, permitindo a participação de capacitações, oficinas, cursos profissionalizantes e gratuitos, em diversas áreas. Desta forma, ao procurar um serviço, o que foi ofertado será encontrado, e para quem é autônomo e pretende empreender, pode acessar a plataforma, aumentando assim as oportunidades de emprego e renda.