Mais de 500 estudantes da Rede Municipal do Recife visitaram a Campus Party nesta quinta

quinta-feira, 24 Julho, 2014 - 18:13

Mais de 500 estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife visitaram, nesta quarta-feira (24), a terceira edição da Campus Party Recife, que acontece no Centro de Convenções, em Olinda. No estande de 150m² da Prefeitura do Recife, parceira institucional do evento, as crianças e adolescentes participaram de oficinas de robótica ministradas por oito estudantes do 6º ao 9º da rede, com idades entre 11 e 15 anos. Abertas ao público, as oficinas incluem as três linhas que compõem o Programa Robótica na Escola da Secretaria de Educação do Recife: robótica de encaixe (LEGO), humanoide (com os robôs NAOs) e robótica livre (com robôs feitos a partir de sucata). No total, cerca de três mil alunos da rede municipal do Recife devem visitar o evento até o dia 26.

Várias crianças também aproveitaram as atividades desenvolvidas em duas mesas interativas que auxiliam no ensino da língua portuguesa, como foi o caso do grupo da creche Zacarias do Rêgo Maciel, localizada no Alto Santa Terezinha. No estande da PCR, os participantes também puderam conferir as ações promovidas pela Empresa Municipal de Tecnologia do Recife (Emprel) e pela Secretaria de Meio Ambiente, assistindo e interagindo com imagens 3D de uma montanha russa e jogos sobre educação ambiental.

Tudo que acontece na feira de tecnologia está sendo narrado, filmado e fotografado por 16 alunos que participam da cobertura da Campus Party Recife através do projeto Imprensa Mirim, produzindo matérias, fotos e vídeos que são editados e postados no Facebook e no blog da Unidade de Tecnologia (Unitec) da Secretaria de Educação do Recife. Uma das jovens “repórteres” é Tacineide Martins Moreira da Silva, que tem 14 anos e cursa o 9º ano na Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves, localizada no bairro da Mustardinha. “É a primeira vez que participo de um evento tão grande. Me senti muito feliz por estar aqui e poder fazer entrevistas com as pessoas sobre as novidades da área de tecnologia”, contou.

A estudante Beatriz Ramos da Silva, que tem 9 anos e é do 4º ano da Escola Municipal Luiz Lua Gonzaga, na Bomba do Hemetério, se empolgou com as atividades do estande da Prefeitura e de outros que pôde visitar. “Montei robôs com as peças da LEGO, assisti a vídeos da montanha russa e vi o robô NAO andar e dançar. Achei tudo muito bacana”.
Outro grupo de alunos acompanhou a palestra do secretário-executivo de Tecnologia na Educação, Francisco Luiz dos Santos, e do coordenador do Programa Robótica na Escola, Jadson Amorim. Eles falaram sobre a história da robótica e explicaram como o projeto está sendo desenvolvido na rede. “A robótica era um sonho para a humanidade e hoje é uma realidade para os alunos da Rede Municipal”, disse Francisco Luiz dos Santos.

Já o professor Jadson Amorim afirmou que a participação dos estudantes na Campus Party Recife abre espaços para eles observarem novos projetos na área de robótica. “Estamos ofertando para os alunos mais um espaço de desenvolvimento em robótica. Assim eles podem ver outros projetos, como o do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), aqui do lado do nosso estande, e a partir disso se interessem e ficam motivados a trabalhar melhor em sala de aula”, destacou.

Tags: